Como remover manchas em sofás e estofados

Quase todos os dias profissionais me mandam mensagens dizendo que o produto X não removeu as manchas, ou pior, que o produto manchou o estofado do cliente. Toda vez que recebo esse tipo de mensagem, sempre verifico o processo que o profissional usou e se o lote do produto realmente está com defeito, e olha só:

Em 98% dos casos o defeito não está no produto.

O que acontece é que muitos profissionais acham besteira essa coisa de analisar, então já vão logo aplicando os produtos sem nem ao menos saber o tipo de mancha que está lidando.

Para que você não cometa esse mesmo erro e consiga fazer uma ótima lavagem e remover todas as manchas do sofá ou estofado, primeiro você precisa identificar a sujeira que está impregnada no tecido, sendo ela orgânica ou inorgânica. Sem essa avaliação fica muito difícil usar o produto certo, dificultando a remoção e aumentando as chances de erros que podem até mesmo danificar o estofado.

Pode até soar estranho, mas cada casa tem um jeito diferente de usar o estofado. Então nunca tente adivinhar o tipo de mancha, sempre procure questionar o cliente sobre o modo que utiliza o estofado.

Segue algumas perguntas que podem te auxiliar nesse momento:

  • Existe algum animal na residência que tenha contato com o sofá ou estofado?
  • Já derramaram algum tipo de líquido ou comida e em qual lugar?
  • Tem costume de dormir no sofá?
  • O sofá ou estofado já foi lavado alguma vez? A lavagem foi feita por algum profissional? Quando?

Caso tenha sentido falta alguma outra pergunta, faça o comentário que vamos incluir no texto.

Determinando o produto para remoção de manchas de sofás

Para entender se o produto químico realmente é mais adequado para o tipo de sujidade que pretende remover, é preciso conhecer um pouco mais sobre PH.

PH é utilizado numa representação de escala no qual a solução ácida é igual ou menor que cinco, neutro igual a sete e alcalina maior que nove.

Em modo geral só é possível remover a sujidade se o produto contiver PH compatível com a mancha.

Produto Alcalina: Indicado para remoção de manchas orgânicas como óleo, gordura, urina, molho e graxa.

Produto Neutro: Oleosidade, fuligem, sangue e gordura.

Produto Ácido: Remoção de sujidade com base no mineral como ferrugem, mofo/bolor, cimento, gesso e calcário.

Tipos mais comuns de manchas

Para te ajudar ainda mais na análise, vamos separar as manchas em dois grupos, orgânicas e inorgânicas:

Orgânica: Manchas de origem animal e vegetal como óleo, gordura e sangue.

Inorgânica: Manchas de origem mineral como tintas, chiclete, batom, esmalte, cola, impermeabilizantes entro outros.

Orgânicas:

  • Gordura: Naturalmente o nosso corpo expele gorduras através do suor e oleosidade da pele, escurecendo o tecido ao entrar em contato direto. Por isso lavar com produto levemente alcalino e alvejante já é o bastante para remoção total das manchas. Produtos para limpar gordura: Xtraction IIContempo VSSE Carpet PresprayClean By Peroxy e Alvfresh.
  • Óleo: Brasileiros tem um hábito muito comum de se alimentar sobre o sofá, por isso é facilmente encontrado resquício de comida e manchas. Cada alimento e bebida têm compostos diferentes, uma análise do tipo de sujidade que está impregnada no estofado é fundamental, mas normalmente uma lavagem com produto alcalino e alvejante já basta! Produtos para limpar óleo: Xtraction IIContempo VSSE Carpet PresprayClean By Peroxy e Alvfresh.
  • Sangue: Manchas orgânicas como o sangue é facilmente removido com produto neutro ou levemente alcalino. Produtos para limpar sangue: SSE Carpet Prespray + Alvfresh .
  • Urina: Além de emitir um odor desagradável, a urina penetra na espuma deixando amarelado e dificultando a remoção da mancha no estofado. Lavar com produto levemente alcalino e alvejante já é o bastante para remoção total das manchas e odores. Produtos para limpar urina: SSE Carpet Prespray + Alvfresh, complementar com neutralizador de odores Herbal ou Picc.

Inorgânicas:

  • Mofo/Bolor: Sofás com má secagem após uma lavagem ou derramamento de líquido, tem uma grande chance de desenvolver manchas como mofos e bolores. A remoção de tipo de macha se dá apenas por alvejante com baixo PH. Produtos para limpar mofo: Clean By Peroxy ou Alvfresh.
  • Oxidação e Ferrugem: Em tese todos os sofás contêm grampos de metal que servem para fixar o tecido na estrutura de madeira e em alguns casos esses grampos ficam expostos entrando em contato direto com ar, vapor e/ou água. A remoção da oxidação deve ser feita com alvejante. Produtos para limpar oxidação: Rustfresh e Oxylavfresh.
  • Tintas e Pigmentos: A dificuldade para remover pigmentos de esmalte, caneta e tintura é grande, principalmente quando a mancha está impregnada há muito tempo. Nesse caso o pigmento já penetrou na fibra impossibilitando a remoção, mesmo assim, tente remover a tinta com solvente. Produtos para limpar pigmentos: Eco Orange e Solvfrash.
  • Chiclete: Para remover chiclete impregnado no carpete e estofado, deve sempre utilizar produtos à base de solvente. Produtos para limpar chiclete: Eco Orange e Solvfresh.

Produtos para lavagem e higienização de sofás e estofados

Xtraction II: É um limpador concentrado levemente alcalino de baixa espumação, proporcionando uma rápida e eficiente remoção das sujidades como gordura, sangue, urina e tinta.

Contempo V: Limpador neutro concentrado de baixa espumação, desenvolvido especialmente para remoção de manchas em tecidos delicados.

SSE Carpet Prespray: Limpador levemente alcalino com rápida remoção das sujidades impregnadas de oleosidade, gordura, café, refrigerante e manchas em geral.

Clean By Peroxy: Utilizado para higienizar e remover manchas impregnadas, o Clean By Peroxy é um desinfetante concentrado com baixo ph e alto desempenho de limpeza, desinfecção e controle de odores.

Alvfresh: Alvejante para tecidos claros, indicado no processo de remoção de manchas como sangue, suco, molhos, café, vinho, etc.

Eco Orange: Limpador com solvente natural de laranja, ideal para tirar colas, chicletes, adesivos, pigmentos e grudes em geral.

Rustfresh: Limpador com ação ácida, ideal para ferrugem e oxidação de tecido.

Solvfrash: Limpador com solvente de laranja natural pode ser usado para lavagem geral do sofá, principalmente tirar outros tipos de colas ou impermeabilizantes.

Oxylavfresh: Detergente com ação tripla de peróxido, ideal para retirar pigmentos leves e restaurar a cor original do tecido.

Herlbal e Picc: Neutralizadores de odores especialmente desenvolvidos para proporcionar um ambiente livre de odores desagradáveis como tabaco, mofo e urina.

Resposta ao leitor:

Recentemente o Jeferson fez uma observação muito interessante referente a esse conteúdo pelo nosso e-mail e achei legal compartilhar com vocês:

Se você sentiu falta de alguma coisa nesse conteúdo e queira incluir algo ou uma observação, faça que nem o Jeferson, entre em contato comigo através envie um e-mail para: thiagao@lojadoprofissional.com.br ou comente aqui embaixo.

 


Alertas e Precauções:

Combinação/Mistura de Produtos: Nunca faça mistura de produtos no pulverizador, isso pode gerar reações químicas e até mesmo manchar tecidos. Muito comum misturar neutralizantes com produtos ativos, o resultado é aumento na dificuldade da remoção do produto no estofado.

Garantia: Qualquer garantia sobre o serviço é de responsabilidade do prestador de serviço, para isso tenha em mãos todos os produtos necessários e faça todos os testes antes de começar o processo. A garantia só é fornecida pelos fabricantes por problemas no produto.

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. Luciano Costa da Conceição disse:

    Bom dia Tiago , você disse no artigo que o Clean by peroxy em tecido escuro ele mancha , qual outro produto você recomenda para higienizar tecidos escuros?

    • Loja do Profissional disse:

      Bom dia Luciano,

      Para higienização de tecidos é indicado o Clean by Peroxy, porque ele é o único com laudos bactericidas. Porém, em tecidos escuros, deve utilizar ele na diluição máxima de diluição de desinfecção e não pode ultrapassar o tempo de ação.

      Obrigado

      Equipe Loja do Profissional

      • José Gonçalves Júnior disse:

        Olá Tiago, comecei a ler o conteúdo que me mandou, estou muito interessado, estou estudando td que está me mandando, muito obrigado

  2. jose carlos disse:

    Prezados Srs.

    Gostaria de parabenizar toda a equipe pelo ótimo trabalho.

    Estou começando agora com serviço de higienização e estou muito satisfeito com o material divulgado.

    continuem assim parabéns

    • Elizabete Damascena disse:

      Olá. Estou gostando muitas das dicas e explicações. São muito úteis. Parabéns pelo trabalho. Recentemente comprei os produtos na loja de vocês. Já usei e o resultado foi surpreendente. Recomendo

  3. Raimundo Jorge Avelar Souza disse:

    A equipe, está de parabéns pelo conteúdo informativo deste curso, dicas de muita importância principalmente para iniciantes, que Deus os abençoe!

  4. Paulo Bastos disse:

    ótimas dicas:
    Sempre lei as recomendações da Loja do profissional

  5. Ana Claudia Venancio de Oliveira disse:

    Boa noite, gostaria de saber como faço pra ter assesso aos cursos online ?
    Já que moro em Fortaleza.

  6. João Alves de Oliveira Junior disse:

    Parabéns pela disponibilidade de vocês em compartilhar conhecimento. Estou ingressando nesse ramo de Lavagem de Estofados há um ano e tenho aprendido muito com as dicas de vocês. Não basta só aplicar um produto no estofado, tem que ter conhecimento, cientificidade, saber o quê e por quê está fazendo aquilo.
    Parabéns Loja do Profissional

  7. TOP CLEAN (RIVA) disse:

    Olá boa tarde aqui onde moro no Goiás não tem loja física com estes produtos,porém o custo de frete é muito caro.
    Planaltina Goiás

  8. Vinícius Clayton Corso disse:

    Olá!
    Sempre se aconselha a não misturar os produtos no mesmo pulverizador, mas os produtos da marca RENKO, (tipo klyo oxy+magic flot) o proprio fabricante indica que podem serem utilizados em conjunto, misturados no mesmo pulverizador.

    • Olá Vinícius, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário no artigo.
      Sobre essa questão levantada, chamamos atenção para os produtos que tem a faixa de pH compatíveis. A utilização do equipamento para aplicação de produtos com faixa de pH diferentes provoca reações químicas por causa da interação entre os ativos. Os equipamentos (pulverizadores) podem também sofrer deformações, pois são desenvolvidos para suportar a química dos produtos de acordo com a faixa de pH deles. Sempre é recomendável checar todas as informações no manual do fabricante do pulverizador adquirido.
      E você já conhece o canal no Youtube da Loja do Profissional? Aproveite e confira todo nosso conteúdo no Canal do Youtube, tem vídeos novos toda semana com diversos temas bem bacanas, curta nossa página e agradecemos sua mensagem. Canal Youtube da Loja do Profissional https://www.youtube.com/c/lojadoprofissionalcombr/?sub_confirmation=1

  9. Boa noite Thiagáo, estou adorando o curso gostaria de apos terminar o curso online gostaria de ver a possibilidade de fazer o curso presencial, e gostaria de saber valores dos equipamentos necessário para iniciar o trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *