Qual a diferença entre produtos de limpeza doméstico e profissional?

O setor de limpeza de profissional é um dos que mais tem crescido no país, principalmente nesse período da pandemia do novo Coronavírus, em que a preocupação e os cuidados com higiene e limpeza ganharam destaque num cenário de muitas dúvidas e informações desencontradas. E certamente uma das dúvidas mais comuns entre os clientes é qual a diferença entre produtos de limpeza doméstico e profissional?

De acordo com a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), os produtos de uso profissional encontramos sua venda em embalagens maiores e normalmente têm um valor unitário por peso ou quilo, entretanto, devido eles serem concentrados, apresenta um melhor custo-benefício.

Atenção redobrada

É preciso ressaltar também, que a limpeza de estabelecimentos como restaurantes, bares, hospitais, clínicas e residências é uma atividade que exige alguns cuidados, afinal, não basta apenas lavar o piso com qualquer sabão e passar um pano na para achar que está tudo certo. Aliás, é preciso fazer o uso de produtos corretos e utilizar técnicas de higienização que garantam uma boa limpeza de todos os ambientes.

Por outro lado, como indicado no tema desse artigo a maior dúvida que pode surgir no ato da comprar é sobre os produtos e materiais necessários para fazer a limpeza e higiene do local.

Esse questionamento ocorre não apenas entre os clientes domésticos, mas também entre os profissionais, só para exemplificar, há gestores que optam por escolher os produtos mais baratos e isso pode comprometer a limpeza do todo o ambiente.

Produtos profissionais

Mas então, qual a diferença entre produtos de limpeza uso doméstico e profissional? Em primeiro lugar, os produtos de uso profissional geralmente são destinados para o uso em estabelecimentos comerciais, indústrias e outros locais que exigem uma limpeza mais pesada e frequente. Além disso, nesses ambientes costumam ter um tráfego maior de pessoas.

Assim também, podemos destacar que produtos destinados para uso profissional são compostos por um maior número de ativos na sua composição.

Em outras palavras, o teor de princípio ativo é a quantidade da substância ativa adicionada à fórmula para que o produto na forma integra ou diluído, seja capaz de ter a ação que se propõe na desinfecção ou esterilização.

Maior custo-benefício

Desse modo com número maior de ativos na sua composição, o produto consegue realizar a higienização adequada e, por conta disso, garante uma limpeza mais eficiente. E isso proporciona um excelente custo-benefício!

Além disso, os produtos de uso profissional por ter mais princípio ativo, exige a diluição correta em água para torná-los apropriados para utilização. Produto concentrado tem um alto poder de ação, ele pode ser diluído até uma quantidade especificada pelo fabricante sem perder a sua eficiência.

E quando a diluição é feita corretamente, você percebe e descobre que paga muito pouco por cada litro do produto, o retorno é lucrativo e grande. Entretanto é preciso ressaltar que os profissionais passem por treinamento para manipular corretamente e fazer a diluição correta sem que o produto perca a eficácia.

Produtos de uso doméstico

Certamente nessa etapa já esta ficando mais claro perceber qual a diferença entre produtos de limpeza doméstico e profissional!

Embora os produtos de uso doméstico também tem venda na sua forma concentrada, uma tendência cada vez mais presente nas gôndolas dos supermercados, eles não possuem tantos ativos como os de limpeza profissional.

Mas geralmente, é perceptivo que para a limpeza doméstica a preferência dos clientes ainda é por produtos prontos para a uso. Entretanto, esses produtos possuem baixíssimo rendimento e a compra acaba saindo muito mais cara, se comparado com de uso profissional que em sua maioria ocorre diluição.

Sem tanta frequência

Só para exemplificar, os produtos de limpeza da gôndola do supermercado ou de simplesmente de uso doméstico, tem destinação para limpeza mais esporádica em que a sujidades seja menos incrustada e concentrada. Contudo a aplicação de produtos comuns, não confere a mesma eficácia que os de uso profissional.

Por consequência, de acordo com o grau de sujidade impregnada, é preciso uma quantidade maior do produto para chegar a boa limpeza e higiene. Neste caso temos mais utilização de produtos, sem diluição e pouco princípio ativo, ou seja, menor será o custo benefício.

Com a finalidade de deixar ainda mais didático, confira abaixo uma tabela que resume as principais diferenças entre produtos de limpeza da gôndola do supermercado e de uso profissional.

ClassificaçãoMateriais DomésticosMateriais Profissionais
Uso e custo por litroPronto uso (custo mais alto por litro).Produto concentrados – alta diluição (custo baixíssimo por litro).
EspecificidadeGeralmente produtos específicos para uma superfície somente.As linhas de multiuso abrangem diversas superfícies a serem limpas (mobiliários, paredes, pisos, vidros, entre outros).
FiscalizaçãoProdutos com marcas não fiscalizadas (é preciso muito cuidado na compra e buscar a validação do certificado da Anvisa).As linhas profissionais têm controles rigorosos e são auditadas por lotes.
Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químico (FISPQ)Produtos domésticos não têm FISPQ. Produtos Profissionais têm a obrigação de ter FISPQ.
RendimentoProdutos domésticos possuem baixíssimo rendimento.Produtos profissionais têm alto rendimento.
Indicação de controle de pHProdutos domésticos não possuem indicação de controle de pH (ácido, neutro ou alcalino).Produtos Profissionais sempre precisam indicar o pH (ácido, neutro ou alcalino) no rótulo da embalagem.

Fique por dentro!

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as dicas.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe pelo nosso site: www.lojadoprofissional.com.br ou ligue: (11) 3863 7200.

Conheça nossos cursos gratuitos! Temos cursos de vários segmentos, confira nossa agenda.

Os cursos têm vagas limitadas e acontecem de maneira presencial no Centro de Treinamentos da Loja do Profissional na zona oeste de São Paulo.

Para participar dos cursos é necessário se inscrever através do link abaixo:

www.sympla.com.br (https://www.lojadoprofissional.com.br/cursos)

Após realizar o cadastro, os participantes recebem por e-mail a confirmação da inscrição.

Você pode gostar...