Como analisar os tipos de tecidos em sofás e estofados

Antes de você sair esfregando e lavando, deve sempre verificar qual é o tipo de tecido em sofás e estofados. Esse processo é muito importante para evitar erros e danos grave no momento da limpeza.

Para que você possa entender melhor, separamos os dois tipos de tecidos mais comuns encontrado nos sofás:

Tecido de Fibra Natural: Feito a partir de matéria-prima presente na natureza como algodão, seda, linho e lã. Toda fibra natural demanda muito mais cuidado por absorver manchas e sujeiras mais rápidas que as fibras sintéticas. Esse tipo de tecido é raramente utilizado em sofás e estofados.

Tecido de Fibra Sintética: Produzida através de produtos químicos e com o custo menor que fibras naturais, as sintéticas ganharam o mundo por terem maior durabilidade e ser de fácil manuseio, podendo ser lavado sem problema.

Tipos de fibras naturais em sofás e estofados

Couro: Tanto o couro legítimo e o couro sintético não podem de jeito nenhum receber a lavagem, nesse caso recomendo que utilize o produto Prot-CouroRevitalizador de Couro ou Ap Dry Cleaner. Além de limpar, eles recuperam a aparência do couro sem deixar oleosidade tornando-o macio e evitando rachaduras.

tipos de tecidos em sofás e estofados - tecido de couro

Linho: Tecido feito a partir de uma planta, o linho se destaca pela alta resistência e suavidade. Por possuir fibras sensíveis a lavagem só pode ser feita com produtos totalmente neutros, se você utilizar produtos tanto alcalinos quanto minerais vão danificar seriamente o estofado. Utilize apenas o Contempo V para efetuar a lavagem.

tecido linho

Veludo: Tecido de trama densa com textura macia e suave, normalmente utilizado em peças decorativas ou em ambientes com regiões frias. O veludo é altamente absortivo sendo muito difícil a lavagem, tecidos de fibras naturais só podem ser lavados com produtos totalmente neutros, então utilize Contempo V para efetuar a lavagem.

tecido veludo

Tipos de fibras sintéticas em sofás e estofados

Observação: Antes de sair aplicando os produtos a seguir, leia atentamente esse conteúdo: Como remover manchas em sofas e estofados

Suede: Feito através de poliéster, o tecido suede se destaca pelo baixo custo, ótima durabilidade e maciez (parecido com veludo, porém com fios bem menores). Por essas características se tornou o tecido mais utilizado em estofados. Produtos que não danificam o suede: Xtraction IIContempo VSSE Carpet PresprayClean By Peroxy e Alvfresh.

tecido suede

Chenille: Tecido composto por algodão, lã e seda. Possui uma textura semelhante ao veludo com vários vincos, o que torna fácil a absorção de impurezas e a lavagem um pouco mais trabalhosa. Produtos que não danificam o Chenille: Xtraction IIContempo VSSE Carpet PresprayClean By Peroxy e Alvfresh.

tecido chenille

Jacquard: Por ter uma tecelagem intensa e resistente ela dificulta a penetração de sujidade, geralmente o jacquard possui estampas feitas direto no tecido. Produtos que não danificam o Jacquard: Xtraction IIContempo VSSE Carpet PresprayClean By Peroxy e Alvfresh.

tecido jacquard

Poliéster: Utilizado para produzir diversos tipos de tecidos como: suede, veludo e gorgurão. O poliéster á um tecido muito fácil de lavar, por acumular pequena quantidade de sujeiras. Produtos que não danificam o Poliéster: Xtraction IIContempo VSSE Carpet PresprayClean By Peroxy e Alvfresh.

tecido poliester

Dica: Se possível leve um catálogo de tecidos para auxiliar na identificação do estofado.

Para que seu serviço garanta uma lavagem e higiene de alto nível, observe sempre a etiqueta do fabricante e o sentido que a fibra (fios) percorre no estofado. Tenha certeza absoluta que o estofado está de acordo com o procedimento de limpeza.


Se você sentiu falta de algum tecido nessa lista, mande uma mensagem através dos comentários ou encaminhe um e-mail para mim: thiagao@lojadoprofissional.com.br.

Alertas e Precauções:

Combinação/Mistura de Produtos: Nunca faça mistura de produtos no pulverizador, isso pode gerar reação químicas e até mesmo manchar tecidos. Muito comum misturar neutralizantes com produtos ativos, o resultado é aumento na dificuldade da remoção do produto no estofado.

Garantia: Qualquer garantia sobre o serviço é de responsabilidade do prestador de serviço, para isso tenha em mãos todos os produtos necessários e faça todos os testes antes de começar o processo. A garantia só é fornecida pelos fabricantes por problemas no produto.

4 comentários em “Como analisar os tipos de tecidos em sofás e estofados

  • abril 18, 2019 em 3:54 pm
    Permalink

    Boa tarde.
    Estou gostando muito das aulas, são bastante esclarecedoras.
    Como estou iniciando no ramo peço uma informação:
    Sei que a SPARTAN oferece curso de limpeza e higienização de estofados mas devem ser indicados por algum representante ou revendeor. Como me identifiquei bastante com esses produtos pergunto: A partir do momento que faças meus pedidos com voceis poderei ser indicado para esse curso?
    Antes de começar a trabalhar gostaria de fazer o curso para tirar duvidas que anda tenho.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigado
    Rui

    Resposta
  • abril 18, 2019 em 4:11 pm
    Permalink

    Fala Rui, tudo bom?
    Fico feliz que você está curtindo os conteúdos.
    Realmente nós só indicamos para clientes, se você quiser participar, precisa solicitar através do e-mail atendimento@lojadoprofissional.com.br.

    Alguma outra dúvida?

    Resposta
    • maio 3, 2019 em 9:36 pm
      Permalink

      Boa noite, Loja do Profissional.
      Esse curso oferecido pela SPARTAN é presencial? Existe versão online?

      Resposta
      • maio 14, 2019 em 6:39 pm
        Permalink

        Olá,Thiagao sou do Ceara.
        Utilizo produtos da Spartan.Fiquei pouco dúvidas sobre reconhecer na prática os tecidos de linho natural.
        Qualquer linho que encontrar vai ser natural?

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *