Como analisar os tipos de tecidos em sofás e estofados

Antes de você sair esfregando e lavando, deve sempre verificar qual é o tipo de tecido em sofás e estofados. Esse processo é muito importante para evitar erros e danos graves no momento da limpeza.

Para que você possa entender melhor, separamos os dois tipos de tecidos mais comuns encontrados nos sofás:

Tecido de Fibra Natural: Feito a partir de matéria-prima presente na natureza como algodão, seda, linho e lã. Toda fibra natural demanda muito mais cuidado por absorver manchas e sujeiras mais rápido do que as fibras sintéticas. Esse tipo de tecido é raramente utilizado em sofás e estofados.

Tecido de Fibra Sintética: Produzido através de produtos químicos e com o custo menor que fibras naturais, as sintéticas ganharam o mundo por terem maior durabilidade e ser de fácil manuseio, podendo ser lavado sem problema.

Tipos de fibras naturais em sofás e estofados

Couro: Tanto o couro legítimo e o couro sintético não podem receber a lavagem, nesse caso recomendo que utilize o produto Prot-CouroRevitalizador de Couro ou Ap Dry Cleaner. Além de limpar, eles recuperam a aparência do couro sem deixar oleosidade tornando o macio e evitando rachaduras.

tipos de tecidos em sofás e estofados - tecido de couro

Linho: Tecido feito a partir de uma planta, o linho se destaca pela alta resistência e suavidade. Por possuir fibras sensíveis a lavagem só pode ser feita com produtos totalmente neutros, se você utilizar produtos tanto alcalinos quanto minerais vão danificar seriamente o estofado. Utilize apenas o Contempo V para efetuar a lavagem e AlvFresh para higienização.

tecido linho

Veludo: Tecido de trama densa com textura macia e suave, normalmente utilizado em peças decorativas ou em ambientes em regiões frias. O veludo é altamente absortivo sendo muito difícil a lavagem, tecidos de fibras naturais só podem ser lavados com produtos totalmente neutros, então utilize Contempo V para efetuar a lavagem e AlvFresh para higienização e AlvFresh para higienização.

tecido veludo

Tipos de fibras sintéticas em sofás e estofados

Observação: Antes de sair aplicando os produtos a seguir, leia atentamente esse conteúdo: Como remover manchas em sofás e estofados

Suede: Feito através de poliéster, o tecido suede se destaca pelo baixo custo, ótima durabilidade e maciez (parecido com veludo, porém com fios bem menores). Por essas características se tornou o tecido mais utilizado em estofados. Produtos que não danificam o suede: Xtraction IIContempo VSSE Carpet PresprayClean By Peroxy e Alvfresh.

tecido suede

Chenille: Tecido composto por algodão, lã e seda. Possui uma textura semelhante ao veludo com vários vincos, o que torna fácil a absorção de impurezas e a lavagem um pouco mais trabalhosa. Produtos que não danificam o Chenille: Xtraction IIContempo VSSE Carpet PresprayClean By Peroxy e Alvfresh.

tecido chenille

Jacquard: Por ter uma tecelagem intensa e resistente ela dificulta a penetração de sujidade, geralmente o jacquard possui estampas feitas direto no tecido. Produtos que não danificam o Jacquard: Xtraction IIContempo VSSE Carpet PresprayClean By Peroxy e Alvfresh.

tecido jacquard

Poliéster: Utilizado para produzir diversos tipos de tecidos como: suede, veludo e gorgurão. O poliéster é um tecido muito fácil de lavar, por acumular pequena quantidade de sujeiras. Produtos que não danificam o Poliéster: Xtraction IIContempo VSSE Carpet PresprayClean By Peroxy e Alvfresh.

tecido poliester

Dica: Se possível leve um catálogo de tecidos para auxiliar na identificação do estofado.

Para que seu serviço garanta uma lavagem e higiene de alto nível, observe sempre a etiqueta do fabricante e o sentido que a fibra (fios) percorrem no estofado. Tenha certeza que o estofado está de acordo com o procedimento de limpeza.

Se você sentiu falta de algum tecido nessa lista, mande uma mensagem através dos comentários ou encaminhe um e-mail para mim: thiagao@lojadoprofissional.com.br.

Alerta e Precauções:

Combinação/Mistura de Produtos: Nunca faça mistura de produtos no pulverizador, isso pode gerar reações químicas e até mesmo manchar os tecidos. Muito comum misturar neutralizantes com produtos ativos, o resultado é aumento na dificuldade da remoção do produto no estofado.

Garantia: Qualquer garantia sobre o serviço é de responsabilidade do prestador de serviço, para isso tenha em mãos todos os produtos necessários e faça todos os testes antes de começar o processo. A garantia só é fornecida pelos fabricantes por problemas no produto.

Posts Relacionados

Você pode gostar...

31 Resultados

  1. Rui Correa disse:

    Boa tarde.
    Estou gostando muito das aulas, são bastante esclarecedoras.
    Como estou iniciando no ramo peço uma informação:
    Sei que a SPARTAN oferece curso de limpeza e higienização de estofados mas devem ser indicados por algum representante ou revendeor. Como me identifiquei bastante com esses produtos pergunto: A partir do momento que faças meus pedidos com voceis poderei ser indicado para esse curso?
    Antes de começar a trabalhar gostaria de fazer o curso para tirar duvidas que anda tenho.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigado
    Rui

    • Adriano nascimento disse:

      Bom dia poco utilizar o xtracion II junto com o clean by peroxy na mesma solucao para lavagem e higienizacao de estofados.

  2. Loja do Profissional disse:

    Fala Rui, tudo bom?
    Fico feliz que você está curtindo os conteúdos.
    Realmente nós só indicamos para clientes, se você quiser participar precisa solicitar através do e-mail atendimento@lojadoprofissional.com.br.

    Alguma outra dúvida?

    • Romildo disse:

      Boa noite, Loja do Profissional.
      Esse curso oferecido pela SPARTAN é presencial? Existe versão online?

      • Wesley disse:

        Olá,Thiagao sou do Ceara.
        Utilizo produtos da Spartan.Fiquei pouco dúvidas sobre reconhecer na prática os tecidos de linho natural.
        Qualquer linho que encontrar vai ser natural?

        • Loja do Profissional disse:

          Fala Wesley, beleza?
          A maioria do linho é natural, mas pode acontecer de você achar linho sintético. Em todo caso, recomendo que você da uma lida na etiqueta do estofado, com certeza lá vai ter as informações.
          Wesley, se possível faça uma catálogo com retalhos de tecidos normalmente encontrado em estofados, acho que isso iria bastante.
          Mais alguma dúvida?

      • Loja do Profissional disse:

        Olá Romildo, tudo bom?
        O nosso curso é feito em parceria com a Spartan, mas se você quiser ir até a sede deles, encaminhe um e-mail pra gente com seus dados.
        Enviar para: leticia@lojadoprofissional.com.br
        Dados a enviar: nome, RG, e-mail, telefone, curso e a data que você pretende fazer.
        Mais algum dúvida?

  3. Carlos henrique pereira dos santos disse:

    ótimo material, parabéns.
    Como estou iniciando, tenho algumas duvidas… infelizmente não encontro nenhum curso aqui na região onde resido, poderiam me ajudar?
    No caso de estofados de fibra natural, utilizo somente o Contempo, correto? nenhum alvejante? tira manchas? nada do tipo?
    Em caso de fibras sinteticas, XTRACTION, mas somente o mesmo? posso utilizar um alvejante? qual alvejante para cores claras e qual para cores escuras?

    • Loja do Profissional disse:

      Olá Carlos!
      Você mora em qual estado?
      Referente ao tecido natural, você está utilizando o produto certo! Também pode estar utilizando um Alvfresh para alvejar tecidos coloridos ou Clean By Peroxy para tecidos claros.
      Xtraction é uma ótima escolha de produto, mas tem outros detergentes como Float, Limpador Soteco, Eco Orange e outros…
      Para tecidos claros. coloridos ou escuros tem produto AlvFresh.
      Para tecidos claros utilize apenas o Clean by peroxy.

      • Confortando Seus Sofás /Cássio disse:

        Boa tarde tudo bem? A Confortando Seus Sofás está muito satisfeita com o curso de vcs…está sendo de muita valia para higienização de estofados…temos muitos outros cursos e estamos sempre agregando mais conhecimentos…Portanto agradecemos e vamos continuar com vcs.

        • Loja do Profissional disse:

          Que legal que você está curtindo os conteúdos Cássio, continue com a gente. 🙂

    • Maria Dalva Lima Salazar disse:

      Olá, como estou começando no ramo, comprei apenas os produtos indicados no curso: xtraction/ limpador Soteco, Clean by peroxy e sse carpet.
      Nesse caso de tecidos, posso utilizar os produtos que citei sem nenhum problema (inclusive para linho), ou algum destes não seria indicado?

      • Loja do Profissional disse:

        Olá Maria, tudo bom?

        Os produtos que você comprou não podem ser utilizados em tecidos naturais, já que eles são alcalinos e podem manchar. O clean by peroxy deve ser usado apenas em tecidos claros, para tecidos escuros use o alvfresh ou oxylavfresh.

        Você comprou esses produtos com a gente?

    • Alessandro disse:

      Ola boa noite Tiagao, muito bom os conteudos, mas sera que possuim alguns videos demontrando a limpeza e nelhor porpoção de dosagem, grato Alessandro.

  4. Ricardo Lucas disse:

    olà Thiagão,
    em estofados de fibras naturais não se pode utilizar nenhum tipo de desinfetante para fazer higienização? não vi nenhuma indicação de produtos na matéria, pode me informar por favor?
    Outro ponto pode me indicar algum curso próximo da região de São Roque interior de sp.

    Obrigado!!

    • Loja do Profissional disse:

      Fala Ricardo, beleza?

      Obrigado por essa observação, já estou colocando o produto de higienização nas fibras naturais.
      Você pode estar utilizando o AlvFresh mesmo em tecidos coloridos, este produto pode vai higienizar completamente o estofado.

      Referente ao curso presencial em São Roque, infelizmente eu não conheço ninguém 🙁

      Grande Abraço!

  5. Sarita CAIXETA disse:

    Parabéns, os conteúdos de vcs são maravilhosos. Ainda estou estudando se entro nesse ramo ou não, mas está me ajudando a ver o dia a dia da área para tomar a decisão.

    • Loja do Profissional disse:

      Muito obrigado Sarita, se tiver qualquer dúvida sobre o mercado ou processo de lavagem é só chamar. 🙂

  6. Sadi Bededendo disse:

    Muitos bom conteúdo….poderia ter mais videos; seria demostrando a ação dos produtos.

  7. Paulo José disse:

    Para que serve o Xtraction II ?

  8. Paulo José disse:

    Para que serve o Clean by Peroxy?

  9. Eghmael Lima disse:

    Olá, Thiagão. Estou querendo entrar no ramo de lavagem a seco, tenho um lava jato tbm. Fiquei com uma dúvida sobre a aplicação dos produtos para lavar e higienizar, ao passar por exemplo o xtraction 2, logo em seguida passo o clean by peroxy para só depois esfregar ou ao passar cada produto tenho que esfregar em cada vez? Obs. Esse é meu primeiro curso sobre o ramo

  10. Olá, sabe me informar qual o rendimento do protetor de tecido da Spartan?
    Parabéns pelo conteúdo.

  11. Andreia Alves disse:

    Olá , Boa noite!!!
    Gostaria de informações sobre limpeza e higienização de carpetes, um curso como este que vocês oferecem sobre a higienização de estofados seria bem interessante.
    Estou aprendendo muito com as aulas.

  12. Andreia Alves disse:

    Olá , Boa noite!!!
    Gostaria de informações sobre limpeza e higienização de carpetes, um curso como este que vocês oferecem sobre a higienização de estofados seria bem interessante.
    Estou aprendendo muito com as aulas.

  13. Erika disse:

    Gostaria de saber se poderei utilizar o xtration e by permitem no tecido de veludo importado na cor creme

  14. carolina disse:

    Boa tarde,

    Comprei o Float e o Zbac para usar aqui em casa com a extratora, tudo bem usar eles em linho? o fabricante fala podem ser misturados, está correto? Obrigada

  15. ronaldo disse:

    uma pergunta misturar produtos… ele pode perder seu poder de ação no trabalho.

  16. Dulcilene disse:

    Boa noite! Excelentes informações! Parabéns à equipe!!

  17. FABIO FERREIRA DE JESUS disse:

    TENHO INTERESSE EM FAZER O CURSO COM VCS…
    A AULAS PODEM SER ONLINE ?
    SOU DE SALVADOR BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *