Ícone do site Blog da Loja do Profissional

Como remover manchas em sofás e estofados

Quase todos os dias profissionais me mandam mensagens dizendo que o produto X não removeu as manchas, ou pior, que o produto manchou o estofado do cliente. Toda vez que recebo esse tipo de mensagem, sempre verifico o processo que o profissional usou e se o lote do produto realmente está com defeito, e olha só:

Em 98% dos casos o defeito não está no produto.

O que acontece é que muitos profissionais acham besteira essa coisa de analisar, então já vão logo aplicando os produtos sem nem ao menos saber o tipo de mancha que está lidando.

Para que você não cometa esse mesmo erro e consiga fazer uma ótima lavagem e remover todas as manchas do sofá ou estofado, primeiro você precisa identificar a sujeira que está impregnada no tecido, sendo ela orgânica ou inorgânica. Sem essa avaliação fica muito difícil usar o produto certo, dificultando a remoção e aumentando as chances de erros que podem até mesmo danificar o estofado.

Pode até soar estranho, mas cada casa tem um jeito diferente de usar o estofado. Então nunca tente adivinhar o tipo de mancha, sempre procure questionar o cliente sobre o modo que utiliza o estofado.

Segue algumas perguntas que podem te auxiliar nesse momento:

Caso tenha sentido falta alguma outra pergunta, faça o comentário que vamos incluir no texto.

Determinando o produto para remoção de manchas de sofás

Para entender se o produto químico realmente é mais adequado para o tipo de sujidade que pretende remover, é preciso conhecer um pouco mais sobre PH.

PH é utilizado numa representação de escala no qual a solução ácida é igual ou menor que cinco, neutro igual a sete e alcalina maior que nove.

Em modo geral só é possível remover a sujidade se o produto contiver PH compatível com a mancha.

Produto Alcalina: Indicado para remoção de manchas orgânicas como óleo, gordura, urina, molho e graxa.

Produto Neutro: Oleosidade, fuligem, sangue e gordura.

Produto Ácido: Remoção de sujidade com base no mineral como ferrugem, mofo/bolor, cimento, gesso e calcário.

Tipos mais comuns de manchas

Para te ajudar ainda mais na análise, vamos separar as manchas em dois grupos, orgânicas e inorgânicas:

Orgânica: Manchas de origem animal e vegetal como óleo, gordura e sangue.

Inorgânica: Manchas de origem mineral como tintas, chiclete, batom, esmalte, cola, impermeabilizantes entro outros.

Orgânicas:

Inorgânicas:

Produtos para lavagem e higienização de sofás e estofados

Xtraction II: É um limpador concentrado levemente alcalino de baixa espumação, proporcionando uma rápida e eficiente remoção das sujidades como gordura, sangue, urina e tinta.

Contempo V: Limpador neutro concentrado de baixa espumação, desenvolvido especialmente para remoção de manchas em tecidos delicados.

SSE Carpet Prespray: Limpador levemente alcalino com rápida remoção das sujidades impregnadas de oleosidade, gordura, café, refrigerante e manchas em geral.

Clean By Peroxy: Utilizado para higienizar e remover manchas impregnadas, o Clean By Peroxy é um desinfetante concentrado com baixo ph e alto desempenho de limpeza, desinfecção e controle de odores.

Alvfresh: Alvejante para tecidos claros, indicado no processo de remoção de manchas como sangue, suco, molhos, café, vinho, etc.

Eco Orange: Limpador com solvente natural de laranja, ideal para tirar colas, chicletes, adesivos, pigmentos e grudes em geral.

Rustfresh: Limpador com ação ácida, ideal para ferrugem e oxidação de tecido.

Solvfrash: Limpador com solvente de laranja natural pode ser usado para lavagem geral do sofá, principalmente tirar outros tipos de colas ou impermeabilizantes.

Oxylavfresh: Detergente com ação tripla de peróxido, ideal para retirar pigmentos leves e restaurar a cor original do tecido.

Herlbal e Picc: Neutralizadores de odores especialmente desenvolvidos para proporcionar um ambiente livre de odores desagradáveis como tabaco, mofo e urina.

Resposta ao leitor:

Recentemente o Jeferson fez uma observação muito interessante referente a esse conteúdo pelo nosso e-mail e achei legal compartilhar com vocês:

Se você sentiu falta de alguma coisa nesse conteúdo e queira incluir algo ou uma observação, faça que nem o Jeferson, entre em contato comigo através envie um e-mail para: thiagao@lojadoprofissional.com.br ou comente aqui embaixo.

 


Alertas e Precauções:

Combinação/Mistura de Produtos: Nunca faça mistura de produtos no pulverizador, isso pode gerar reações químicas e até mesmo manchar tecidos. Muito comum misturar neutralizantes com produtos ativos, o resultado é aumento na dificuldade da remoção do produto no estofado.

Garantia: Qualquer garantia sobre o serviço é de responsabilidade do prestador de serviço, para isso tenha em mãos todos os produtos necessários e faça todos os testes antes de começar o processo. A garantia só é fornecida pelos fabricantes por problemas no produto.

Sair da versão mobile