Como lavar Carpete?

Você já parou pra pensar na importância de um carpete limpo e higienizado?

Por isso, ta aí uma oportunidade de quando estiver fazendo a limpeza de estofado ou do colchão do cliente: Oferecer um novo serviço! 

Pois é, fazer a limpeza do carpete é tão importante quanto a lavagem e higienização de estofados, já que os carpetes também possuem proliferações de microrganismos.

Além disso, essa limpeza é necessária para aumentar a vida útil e remover as sujeiras impregnadas e que não saem com a limpeza doméstica.

Mas, para fazer uma lavagem profissional o uso dos equipamentos certos conta muito neste processo, ideal que você utilize uma lavadora profissional com um disco Bonnet para uma limpeza profunda.   

Lavagem e higienização de carpete com lavadora 

Produtos/Equipamentos Descrição Produtos e Equipamentos Usados 
Aspirador de Pó e Água: Remove partículas sólidas e líquidas como migalhas, poeiras e lamas. Aspirador de Pó e Água 
Lavadora Profissional: Ideal para fazer uma boa limpeza de carpete sem deixar mau cheiro.  Lavadora Profissional 
Disco Bonnet: Ideal para lavagem de carpetes sem danificá-lo. Disco Bonnet 
Flotador: O flotador é capaz de jogar a sujidade pra cima fazendo uma limpeza mais eficiente, além disso, não irrita o tecido e não tem necessidade de enxágue.Magic Flot Plus – Renko  

Dê uma olhada nesse vídeo abaixo que vou mostrar pra você todo o processo de limpeza com a lavadora:

1° Passo: comece fazendo a aspiração no sentido em que as fibras percorrem o carpete para que toda a sujidade orgânica que há nele seja sugada. Varrer o carpete não é indicado, pois, a sujeira acumulada pode levantar e se espalhar por todo ambiente, além disso, varrer o carpete pode estragar as fibras com o tempo. 

2° Passo: acople o disco Bonnet na lavadora e dilua o flotador num pulverizador ou no reservatório da máquina de acordo com a limpeza que for realizar: limpeza leve, média ou pesada.  

3° Passo: aplique o produto já diluído no carpete com o pulverizador ou com máquina pressionando o gatilho.   

4° Passo: apoie a máquina em sua cintura e comece a fazer a limpeza do carpete, não esqueça de continuar jogando e espalhando o produto sobre todo o carpete até que ele fique limpo. Finalize o processo aspirando novamente toda a sujeira que ficou na superfície.

Opcional: o uso da extratora só é necessário quando utilizado produtos com ativos que precise de enxágue para remover todo o produto.

Lavagem e higienização de tapete com extratora 

Produtos/Equipamentos Descrição Produtos Usados 
Extratora: Remove partículas sólidas como migalhas e poeiras, a extrato possui um gatilho que jorra a água e aspira o líquido ao mesmo tempo, removendo toda a sujidade do tecido. Extratoras 
Pulverizador: Espalha o produto em forma de gotículas minúsculas, assim fazendo com que você economize produto.   Pulverizador
Flotador: O flotador é capaz de jogar a sujidade pra cima fazendo uma limpeza mais eficiente, além disso, não irrita o tecido e não tem necessidade de enxágue, somente o aspirador pode ser utilizado nesse processo sem problema algum.   Magic Flot Plus – Renko

A lavagem do tapete com a extratora só é recomendada em caso de tapetes pequenos e médios, já que em tapetes muito grandes é melhor usar a lavadora profissional para evitar esforço excessivo que possa prejudicar a sua saúde.

1° Passo: a lavagem do tapete é semelhante à lavagem de estofados, comece com a extratora no modo aspirador comece fazendo a aspiração no sentido em que as fibras percorrem o tapete para que toda a sujidade orgânica que há nele seja sugada. 

lavar Carpete com extratora

2° Passo: dilua o limpador no pulverizador, aplique o produto sobre o tapete e aguarde alguns minutos para que o produto faça efeito. 

Observação:  você também pode utilizar os mesmos produtos de lavagem de estofados, mas, tome cuidado com os produtos que não sejam neutros podendo agredir os tecidos naturais.

3° Passo: acione o gatilho da extratora para jorrar água e lavar o tecido, ao mesmo tempo, ligue o aspirador de água para sugar toda a sujidade que permanece e penetrou no estofado. A extração deve ser feita mais de três vezes e criteriosamente para que não permaneça nenhum resido líquido que possa acarretar fungos e odores. 

4° Passo: em caso de tapetes com cheiro ruim, faça a lavagem novamente, mas com um neutralizador de odores.

E em caso de manchas?

Caso utilize algum produto para remover manchas específicas, por exemplo, um desengraxante natural que remove sujidade oleosa, é necessário fazer o enxágue com a extratora.

Para saber mais sobre desengraxantes naturais à base de D’limoneno, clicando aqui você pode acessar o conteúdo e saber mais sobre o assunto.

E o processo de higienização?

Para higienizar o carpete, você pode utilizar o Clean by Peroxy, capaz de eliminar com eficácia bactéria e fungos e possui laudos bactericidas que dá credibilidade em seu trabalho.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Rodrigo do Nascimento Soares disse:

    Qual a máquina e boina com escova é recomendável?

    • Loja do Profissional disse:

      Rodrigo,

      Para lavar carpete, basta utilizar uma máquina low speed (enceradeira) com o disco Bonnet.

      Obrigado

      Equipe Loja do Profissional

  2. Leonardo disse:

    Bom dia, Thiago!

    Eu posso fazer Higienização de tapetes com essa enceradeira também?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *