Polimento Automotivo
Polimento automotivo é um processo que visa corrigir a pintura de defeitos como riscos superficiais e manchas, além disso, renova o brilho das superfícies repintadas que perderam o brilho. O polimento também é servido como base para aplicação de ceras, vitrificadores e qualquer outro tipo de proteção.
Mas antes de sair pegando a politriz e passar no carro dos outros, é importante que você se aprofunde em alguns pontos e pratique muito, ok?
É obrigatório que todo profissional de estética automotiva faça essa preparação da pintura antes do polimento:
1°Lavagem detalhada – Como fazer lavagem automotiva detalhada;
2° Avaliação da pintura – Como avaliar a pintura automotiva;
3° Descontaminação da pintura – Como fazer a descontaminação da pintura;
Importante: se você pular alguma dessas etapas ou não fizer direito, o resultado do polimento pode ser desastroso.
Vistoriando a pintura do veículo
Primeiro vamos fazer uma vistoria por toda superfície do veículo, essa etapa serve para identificar imperfeições como riscos, manchas, espessura do verniz e qualquer outra coisa que pode atrapalhar o resultado do polimento.
Riscos: mesmo em carros novos não é difícil encontrar pequenos riscos superficiais causados principalmente por pedrinhas e lavagens ruins. Já os riscos profundos que ultrapassaram o verniz removendo tinta, a única forma de resolver é fazendo uma repintura.
Hologramas: são marcas finas de polimento agressivo e feito de forma incorreta, facilmente observada em veículos escuros e sob alguma luz. O maior problema é que existem profissionais que ao invés de remover o holograma prefere esconder ou mascarar este defeito com produtos específicos, porém, depois de algum tempo ou algumas lavagens essa máscara “termina” e o problema volta a aparecer.
Para saber se não tem nada mascarando a pintura do carro, o ideal é que você aplique o produto IPA (álcool isopropílico), este produto remove a máscara revelando os hologramas.
Swirls ou teia de aranha: são riscos em círculos ocasionados principalmente com esfregações em movimentos circulares no momento da lavagem. Outro problema causado por causa do swirls é a difusão, um fenômeno que faz a luz ser refletida de forma desordenada se espalhando por toda direção causando diminuição e perda de brilho no reflexo da pintura.
Manchas: na maioria das vezes as manchas são ocasionadas por chuvas ácidas e produtos que ficaram na superfície, isso ocorre quando o líquido evapora ficando sobre a superfície cloro e minerais.
Medição de espessura: é fundamental que você saiba qual é a espessura de tinta que se encontra no veículo, o ideal é que seja entre 120 a 180 microns (μm), para isso, utilize a ferramenta Medidor de Espessura que é capaz de dar resultados precisos do real estado da tinta e verniz.
Como funciona o polimento automotivo?
Como mencionei no início do texto, o polimento serve para reparar a pintura de defeitos, na prática ele remove uma parte do verniz que está danificada mantendo uma “nova” parte sobre a superfície.
Por isso que é extremamente importante saber a espessura do verniz, quando o carro é polido várias vezes a proteção diminui dificultando ou impossibilitando um novo polimento.
Setup de Polimento Automotivo
O polimento automotivo é separado em três processos que parte do corte ao lustro. Mas, é importante que você saiba que cada fabricante trabalha com um tipo diferente de verniz, por isso que você não deve fazer um polimento igual para todos os carros, por exemplo, para não desgastar ou riscar a pintura o processo para polir veículos da marca Toyota não pode ser igual para carros da Chevrolet.
Corte: é o processo mais agressivo onde você vai remover os riscos ou qualquer dano do verniz. Este processo não vai deixar o verniz bonito, pelo contrário, vai deixar algumas marcas.
Refino: aqui você vai remover as marcas do processo de corte, hologramas, teias de aranha, marcas de boina e todas as marcas que ficaram sobre a pintura. Refino é menos agressivo que o corte, porém possui mais poder de acabamento.
Lustro: pouca agressividade, mas com muita capacidade de acabamento. O lustro vai devolver e realça o brilho intenso do verniz.
Para cada processo existe uma combinação de boina e produto, mas também é possível combinar os processos, por exemplo, usar boina agressiva com produto refino.
Tipos de vernizes
Para quem está iniciando neste ramo, provavelmente uma das maiores dificuldades vai ser identificar o tipo de verniz que está no veículo, na verdade, até mesmo profissionais experientes tem essa dificuldade. E é exatamente por isso que criamos um setup que vai te ajudar a decidir quais boinas e produtos a serem usados no processo de polimento.
Importante: não é obrigatório realizar cada etapa descrita no setup, recomento que inicie sempre com produtos e equipamentos de menor para a maior abrasividade. Este setup é para que você possa definir qual a melhor combinação de produtos, equipamentos e processos de polimento a ser aplicado
Verniz macio: para carros com verniz macio você não vai precisar trabalhar com cortes agressivos, já que este tipo de verniz é mais sensível e pode acarretar várias manchas, até mesmo, remover boa parte do verniz se você usar produtos e boina inadequados.
Verniz médio: fica na metade entre o duro e o macio, o legal deste verniz é que você pode fazer o processo do corte sem a necessidade de colocar muita pressão.
Verniz duro: esse tipo de verniz é mais utilizado em carros superesportivos, por ser um verniz mais duro você vai ter que colocar um pouco mais de pressão para conseguir remover riscos profundos.
Lista de Produtos e Boina usados no Setup
Corte | Refino | Lustro | |
Produtos | S3 Gold Alumia Heavy Cut | S20 Black Alumia Medium Cut Removedor de Holograma 3M Polidor Finesse-It 3M | S30 Plus Alumia Super Gloss Lustrador Protelim Polidor Ultraperformance 3M Auto Brilho Automotivo 3M |
Boinas | Boina de Espuma Branca Boina de Espuma Azul | Boina de Espuma Roxa Boina de Espuma Amarela | Boina de Espuma Laranja Boina Waffle |
Tipos de Boinas
Boina de Espuma Branca (dura): Utilizada principalmente em vernizes médios e duros para cortes agressivos eliminando riscos e marcas mais profundas. Dedicada ao uso exclusivo em máquinas politriz rotativas. Produtos: S3 Gold e Alumia Heavy Cut.
Boina de Espuma Azul (dura): Indicado para cortes agressivos eliminando riscos e manchas mais profundas em verniz mole, médio e duro. Produtos: S3 Gold, S20 Black, Alumia Medium CuteAlumia Heavy Cut.
Boina de Espuma Roxa (intermediária): Ideal no processo de corte e refino podendo ser usado em todo tipo de verniz. Produtos: S20 Black e Alumia Medium Cut.
Boina de Espuma Amarela (intermediária): Usado para corte e refino em vernizes macios. Produtos: S30 Plus e Alumia Super Gloss.
Boina de Espuma Laranja (macia): Utilizada em todo tipo de verniz para dar o lustro final, remover de swirls e hologramas. Produtos: S20 Black, Alumia Medium Cut, S30 Plus e Alumia Super Gloss.
Boina Waffle (macia): Extremamente fina e macia que serve para dar brilho superior ao lustro. Produtos: S30 Plus e Alumia Super Gloss.
Atenção: importante que você saiba o tipo de boina que deseja comprar, já que tem fabricantes que não seguem a mesma linha de cores.
Tipos de Politriz
Politriz roto-orbital: ideal para quem está iniciando ou quer fazer um trabalho de polimento automotivo mais seguro. Pois, o prato desta politriz trabalha em movimentos orbitais de forma lenta sobre um ponto fixo, ou seja, o atrito sobre o mesmo ponto é diminuído impedindo que você remova uma camada a mais do verniz sem a necessidade.
O acabamento das rotos-orbitais são excelentes, porém como o poder de corte é menor que a rotativa você vai demorar mais para finalizar todo o trabalho.
Politriz Rotativas: as politrizes rotativas são recomentadas para profissionais experientes, já que ela trabalha em movimentos circulares e uniformemente em um ponto fixo. Como essa máquina tem um maior poder de corte muito abrasivo pode facilmente acabar removendo demais o verniz causando danos e desgastes desnecessários.
Em politriz rotativas é mais indicado utilizar boinas de lã e fio.
Isolamento Automotivo
Antes de você iniciar o processo de polimento, é obrigatório que proteja algumas partes do veículo com fita crepes e de preferência colorida, cubra os plásticos, borrachas, faróis, frios, metais, emblemas e qualquer parte exposta que podem ser danificadas ao entrar em contato com a máquina politriz.
Outra recomendação é proteger com uma capa impermeabilizante de proteção as entradas de ar, grelha do para-brisa e palhetas.
10 dicas de ouro
- Retire todos os acessórios de uso pessoal como pulseira, relógio, anel/aliança e cinto.
- Não inicie o processo se a lataria do veículo estiver quente.
- Utilize 100% da boina e evite o máximo possível de inclinar a politriz.
- Use apenas boina de tamanho 6 ou menores.
- Boinas devem estar sempre limpas para evitar a perda de qualidade e riscos sobre a superfície. O produto FixPad faz essa limpeza com ótima qualidade.
- Ligue a politriz apenas quando a mesma estiver em contato com a superfície do veículo.
- Nunca deixe o cabo de alimentação solto, sempre apoie sobre seus ombros evitando que o cabo fique sobre a lataria.
- Use composto polidor ao invés de massa para fazer polimento com a boina de lã.
- A rotação da politriz deve ser entre 1400 a 1800 rpm.
- Faça o polimento em movimentos lentos e pressão moderada.
Como fazer polimento automotivo
1- Comece fazendo um teste para ver se o setup que você escolheu realmente é o mais correto, por exemplo, divida o capo em duas partes com uma fita colorida. Recomendo que comece sempre com as boinas e compostos menos abrasivos.
2- Aplique o composto de polimento apenas na boina em que você definiu a ser a mais adequada, a boina deve estar acoplada na politriz.
Importante: não coloque a politriz no chão e muito menos com a boina virada para baixo, caso contrário, você corre risco de contaminar a boina e gerar danos na pintura.
3- Encoste a politriz sobre a superfície do carro, segure firmemente com às duas mãos e ligue a máquina. O cabo da politriz deve estar sobre seus ombros para não ter contato com a pintura do carro.
4- Comece polindo de dentro para fora e depois de cima para baixo, não faça movimentos circulares, confira na imagem:
Preste atenção no sentido das setas.
5- Finalize com um pano microfibra para remover qualquer marca que ficou sobre a pintura. Repita todo o processo no carro inteiro.
Assunto de grande utilidade e boa forma de passa o assunto,com grande conteúdo.
Bom dia, Sou Francisco Carlos, Analista Técnico do Cesvi Brasil.
Bom trabalho desenvolvido pelo Blog, Excelente matéria.
O meu questionamento é sobre a espessura do verniz. No processo de fabricação um veiculo novo desde a tinta e verniz alcança os seus 170 mícrons de espessura, ja na reparação essa micragem é bem alta passa dos 300 mícrons. Fica dificultoso a medição da micragem do verniz e vou te dizer porque. O aparelho que mede a micragem (micrometro) não mede em especifico a camada do verniz, ele faz uma leitura geral iniciando do subtrato(base metalica) a ultima camada, que no caso é o verniz.
O ideal seria um registro feito pela fabrica ou pela oficina de reparação informando a micragem real do verniz. Se o mercado apresentasse um aparelho que realizasse essa medição, isso ajudaria o técnico, ao iniciar o processo de polimento.