O que é PH e pra que usamos?

Provavelmente em algum momento você já deve ter escutado alguém falando sobre Ph, mas afinal, você sabe o que é Ph e pra que usamos isso?

O objetivo deste conteúdo não é falar sobre história, hidrônio ou cálculos matemáticos. Mas mostrar de forma simples de como o Ph está presente em nossas vidas e como ele é usado para definir quais produtos usar para remover o tipo de sujidade.

Em modo geral, o PH é utilizado numa representação de escala na qual a solução ácida é igual ou menor que 5, neutro igual a 7 e alcalino maior que 9. Ou seja, só é possível remover a sujidade se o produto contiver PH compatível com a mancha.

Como saber o PH da sujidade?

Primeiro de tudo, você precisa saber o que é orgânico e inorgânico, assim fica mais fácil determinar o tipo de sujidade e o produto para limpeza. Então, para te ajudar ainda mais na análise vou separar as manchas em dois grupos, orgânica e inorgânica:

Orgânica: tudo que contenha moléculas orgânicas, por exemplo, vegetais e seres vivos.

Toda sujidade orgânica tem origem corpórea ou vegetal como óleo, gordura, sangue e etc… Esse é o tipo de sujidade mais comum em residências e é gerado por alimentos e gorduras através do suor e oleosidade da pele.

Inorgânica: tudo aquilo que vêm do mineral, por exemplo, ferro, mármore, areia e etc…

Toda sujidade mineral como tintas, ferrugem, cimento e etc… Devem ser limpos por produtos ácidos, produtos neutros e alcalinos não fazem efeito nenhum na sujidade.

Produto Alcalino: Indicado para remoção de sujidade pesada orgânica como óleo, gordura, sangue e etc…

Produto Neutro: Indicado para remoção de sujidade orgânica como óleo, poeira/fuligem, gordura e etc…

Produto Ácido: Remoção de sujidade com base no mineral como ferrugem, mofo/bolor, cimento, gesso e calcário em exceção urina.

Porém, ainda existe a variável que são as superfícies que se encontram a sujeira. Por exemplo, você não pode jogar um produto ácido ou muito alcalino em pisos delicados como porcelanato esmaltado, polido e madeira, já que esses tipos de produtos queimam a superfície do piso.

Você não achou que era só conhecer o Ph do produto e o tipo de sujidade que o seu problema seria resolvido, né? 

Para concluir, antes de iniciar qualquer lavagem é extremamente importante avaliar bem a superfície, produto e sujidade, só assim você vai conseguir limpar de forma eficaz e o sem correr o risco de estragar a superfície.

Posts Relacionados

Você pode gostar...