O processo de lavar e higienizar sofás e estofados têm um grande destaque quando se trata limpeza, além de evitar problemas de saúde, certamente deixa o ambiente agradável e confortável.
Antes de sair esfregando os estofados dos clientes, é necessário levar todas as ferramentas de trabalho e fazer uma avaliação. Portanto, se deixar passar batido qualquer detalhe você corre o risco de perder o cliente e até mesmo ter prejuízo.
- Leia Antes:
- Como avaliar e prevenir danos em estofados;
- Como analisar os tipos de tecidos mais comuns em estofados;
- Quais equipamentos levar para lavar sofás e estofados;
Cinco etapas para lavar e higienizar sofás e estofados
Limpeza: É a remoção de impurezas visíveis do local.
Higiene: Elimina de fungos e bactérias imperceptíveis.
1° Etapa: Faça uma aspiração bem detalhada com seu aspirador ou extratora (apenas na função de aspirar), não se esqueça dos cantos e dobras, além disso, utilize a escova para abrir as fibras facilitando a sucção. Repita esse processo 3x no mínimo, com uma boa aspiração é possível retirar até 60% da sujeira do estofado.
Pré-Lavagem (retirada de manchas localizadas): Essa etapa não é obrigatória, só é necessário fazer em casos extremos e com manchas localizadas. Aplique o produto SSE puro apenas na mancha, espere alguns minutos até fazer efeito, esfregue e por último enxague com a extratora. Esse processo não exclui a lavagem “convencional”, portanto, vai precisar fazer a limpeza normalmente.
2° Etapa: Em produtos concentrados faça a medição com uma proveta de marcação e dilua com água num pulverizador profissional. Em média para cada 25 a 50 ml do produto utilize 1 litro d’água.
- Leia também: Aprendendo a diluir produtos concentrados;
Dica de ouro: Água morna com temperatura entra 30 a 50 graus facilita a remoção da sujidade.
3° Etapa: Com o pulverizador aplique o produto de uma distância de 15 a 30 cm para não encharcar o sofá. Então, aguarde de 5 a 10 minutos para iniciar a esfregação, esse tempo é extremamente importante para que o produto faça efeito.
Observação: Sempre proteja as superfícies expostas ao redor do sofá para evitar manchas.
- Leitura obrigatória: Como remover manchas de estofados;
4° Etapa: Para evitar rasgos no estofado e que a sujidade desça para a espuma, a esfregação deve ser feita com uma escova de limpeza no sentido em que a fibra percorre o estofado e lateralmente, depois disso, utilize o pano microfibra para retirar a sujidade.
5° Etapa: Acione o gatilho da lavadora extratora para jorrar água e lavar o tecido, ao mesmo tempo, ligue o aspirador de água para sugar toda a sujidade que permanece e penetrou no estofado. A extração deve ser feita mais de três vezes e criteriosamente para que não permaneça nenhum resido em líquido que possa acarretar fungos e odores.
Dica de ouro: Na Extratora use apenas água, produtos químicos diminui a vida útil de sua máquina.
6° Extra: Para neutralizar cheiros ruins por conta umidade ou outras sujidades, aplique o neutralizador de odor direto na fonte. Entretanto, se você deseja deixar o sofá perfumado, aplique nos cantos o finalizador de odores.
- Saiba também: Como impermeabilizar sofás e estofados;
Se você tem alguma dúvida ou acha que faltou algo, então, entre em contato conosco através do e-mail: thiagao@lojadoprofissional.com.
Combinação/Mistura de Produtos:
Nunca faça mistura de produtos dentro do pulverizador, como resultado, isso pode gerar reações químicas e até mesmo manchar tecidos. Muito comum misturar neutralizantes com produtos ativos, como resultado é aumento na dificuldade da remoção do produto no estofado.
Garantia:
A garantia é de responsabilidade do profissional, certamente tenha em mãos produtos necessários e faça testes antes de lavar. A garantia só é fornecida pelos fabricantes por problemas no produto.