Para alguns profissionais, conseguir fechar serviço de lavagem de estofados está sendo um pouco desafiador, principalmente quando está começando no ramo de estofados. Por isso, criamos este conteúdo para te ajudar a fechar mais serviços.
1°: Conheça o Mercado
Como em qualquer negócio é fundamental que você estude o mercado em que está trabalhando ou pretende trabalhar. Faça uma breve pesquisa na internet e descubra quem são seus concorrentes na região onde você vai atuar, lembrando que quanto maior a sua área de atuação, mais concorrentes vai ter.
Observação: nem todos os concorrentes vão estar na internet.
Agora que você já conhece alguns dos seus concorrentes, descubra os valores que eles cobram para lavar o sofá e tire uma média de preço. Tome cuidado ao definir o seu preço, serviços com valores muito abaixa do mercado pode dar a sensação de baixa qualidade e muito acima pode ser considerado muito caro.
Agora, para definir o preço é muito importante levar essas considerações:
1.1 Qual seu custo em média por lavagem?
Aqui você deve considerar o seu gasto com produtos diluídos, equipamentos e locomoção.
Produtos diluídos: supondo utilizar os produtos Xtraction II para limpeza e Clean By Peroxy para higienização.
Produto: Xtraction II.
Diluição: 1:60.
Preço: R$ 75,00.
R$ 75,00 ÷ 60 = R$ 1,25 por litro de produto diluído.
Produto: Clean By Peroxy.
Diluição: 1:40.
Preço: R$ 88,00.
R$ 88,00 ÷ 40 = R$ 2,20 por litro de produto diluído.
Ou seja, se utilizar 1 litro de Xtraction II e Clean By Peroxy o custo por lavagem e higienização de estofados vai ser de R$ 3,45 (R$ 1,25 + R$ 2,20).
Veja também: como diluir produtos concentrados
1.2 Custo dos materiais e equipamentos
Como materiais e equipamentos é um investimento, incluí-los no preço da lavagem é importante até que tudo esteja pago através dos serviços de estofados.
Extratora: R$ 2000 parcelado em 12x = R$ 166,66 mensal.
Pano microfibra: R$ 14,00 – Pulverizador: R$ 50,00 – Escova de limpeza: R$ 10,00 – Total: R$ 74,00.
1.3 Custo por locomoção
Importante registrar o gasto com o transporte até o local da lavagem.
Cliente: 8 km distância.
Etanol: R$ 3,88 o litro.
Consumo do veículo: 9 km por litro.
Ou seja, 9 km x R$ 3,88 = R$ 34,92 ÷ 8 km = R$ 4,36
1.4 Mão de Obra
Aqui você vai definir o preço do seu serviço, mas é importante tomar muito cuidado nessa parte, se não for flexível com o seu lucro pode acabar perdendo clientes.
Haverá casos em que você vai precisar usar mais produtos ou mudar a técnica, isso vai impactar o preço final. Quanto mais produtos usar maior será o custo da lavagem.
Neste caso, defini o lucro por lavagem em 850%.
Percebeu que o lucro por cada lavagem é muito alto?
1.5 Definindo meta
A definição da meta é para calcular em quantas lavagens você vai precisar para recuperar o dinheiro investido e definir objetivos. Importante que essas metas sejam possivelmente alcançadas e revisadas mensalmente.
Meta: 15 lavagens mensais.
1.6 Calculando o preço do serviço e ponto de equilíbrio
Preço do serviço: agora que você tem todas as informações, precisa definir o preço médio do serviço de lavagem de estofados.
Custo dos produtos (R$ 3,45) + (R$4,36) Locomoção = R$ 7,81
Materiais (R$74,00) + (R$166,66) Parcela da extratora = R$240,66
Materiais e equipamentos (R$240,66) ÷ (15) Meta= R$16,04
Custo Total (R$7,81) + (R$16,04) = R$23,85 por lavagem
Custo Total (R$23,58) x (850%) Lucro por Lavagem: = R$200,43
Preço por lavagem de estofados é de: R$200,43.
Ponto de equilíbrio: quanto faturar por mês para não ter prejuízo.
Preço por lavagem (R$200,43) x (15) Meta= Receita total de R$3006,45
Custo Total (R$23,85) x (15) Meta = R$357,75
Receita total (R$3006,45) – (R$357,75) Custo total = R$2648,70 Lucro
Lucro (R$2648,70) / (R$3006,45) Receita Total = 0,8
Custo Total (R$357,75) / (0,8) Índice de Lucro = R$447,18 Ponto de Equilíbrio
Ou seja, para não ter prejuízo é preciso ter faturamento acima de R$447,18 por mês.
ATENÇÃO: TODOS OS NÚMEROS CITADOS ACIMA FORAM APENAS PARA DEMONSTRAR AS FÓRMULAS.
2°: Venda saúde não serviço
Ao invés de vender lavagem de estofados, venda saúde e conforto, crie valor no que faz. Você deve suprir a necessidade do cliente mesmo que ele não conheça essa dor.
Pergunte para o cliente se na casa tem animais e crianças, foque nos problemas que sofá sujo e não higienizado pode acarretar na saúde e conforto dos moradores e visitantes. Deixe claro que camas e sofás sujos são piores que chão, já que toda a sujeira e bactérias se acumulam na espuma e não é possível retirar sem uma higienização completa, além de ser um gatilho para doenças respiratórias.
Importante: nunca minta para o seu cliente, ser transparente e honesto aumenta a chance de fechar serviços e a chance do cliente voltar.
3°: Invista em divulgação
Sabe aquela frase “quem não é visto, não é lembrado?”. Então, divulgue o seu trabalho para atrair novos clientes, faça vídeos e fotos “antes e depois” do serviço, crie um site, divulgue nas redes sociais e até mesmo busque parcerias que favoreça o seu crescimento.
Vídeos e fotos: esse tipo de registro é importante para passar confiança a novos clientes. Registrar seus próprios vídeos e fotos também é uma ótima forma de divulgar o seu trabalho, mas nunca tente enganar os clientes com fotos da internet.
Site: antigamente as pessoas buscavam serviços pela lista telefônica, hoje a internet tomou esse lugar. Investir em site é uma ótima opção para conseguir clientes, mas tenha cautela, para ter um site é importante ter alguém que saiba como gerenciar e conseguir novos clientes, caso contrário, melhor focar em outras formas de divulgação como redes sociais, parcerias, etc.
Redes Sociais: utilize essa ferramenta para divulgar o seu trabalho com as fotos, vídeos, textos focando nos benefícios e dores dos clientes, seja o mais criativo possível. Não esqueça de usar as hashtags “#”, o famoso joguinho da velha para alcançar o máximo possível de clientes.
Parcerias: fazer parcerias com profissionais outras áreas ou estabelecimentos podem te ajudar a crescer mais rápido, encontre tapeceiros ou até mesmo lava rápidos que não fazem lavagens de estofados e crie parcerias.
4°: Garanta a higienização
Comprovar ao cliente que o estofado dele realmente está higienizado é obrigação, mas muitos profissionais não fazem isso. Então, utilize isso ao seu favor e aumente a sua chance de fechar negócio, apresente para o cliente, laudos bactericidas que garante uma limpeza profunda e livre de bactérias.
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