Como fazer Lavagem de Motor Automotiva?
Sem dúvida que a lavagem de motor é o processo mais discutível, principalmente quando o assunto é jogar água no motor. Mas, antes de sair lavando é importante que você saiba que os fabricantes não recomendam a utilização de jatos de água direto no motor, já que o contato direto em componentes elétricos pode danificar seriamente o veículo.
Então, para a sua segurança, vamos fazer uma lavagem conforme a orientação dos fabricantes.
Primeiro de tudo, é necessário que você saiba identificar o tipo de sujidade que está impregnada nas partes mecânicas e elétricas. Dessa forma, você vai escolher o produto mais adequado para o tipo sujidade que pretende remover através do PH.
Leitura obrigatória: O que é PH?
Equipamentos e Produtos
Produtos e equipamentos | Descrição | Produtos e Equipamentos usados | Diluição |
Pano microfibra | Usado para remover produto em excesso, dar lustro e acabamento final na pintura sem danificar as superfícies. | Pano de microfibra | — |
Pulverizador | Espalhar o produto em forma de gotículas minúsculas, fazendo com que você economize produto. | Pulverizador Guarany | — |
Pincel para detalhamento | Ideal para remoção de pó de áreas difíceis e para a limpeza de rodas, grades e emblemas. | Pincel para detalhamento | — |
APC | Limpador multifuncional destinado à remoção de sujeiras pesadas. | APC Pluri Prot Multi 200 | 1:5 1:10 |
Solupan | Desengraxante para remover de forma rápida sujeiras de graxas, óleos e gorduras. Recomendado para motores e chassis. | Tangerine Solupan Prot Sol BH 38 | 1:100 1:50 1:20 1:50 |
Descontaminação ferrosa | Removedor de ferrugem, oxidação, pó de ferro metais. | Iron Tech | Pronto uso |
Limpador elétrico | Remove de forma rápida graxas, óleos e gordura sem danificar as partes elétricas. | Limpa contato elétrico | Pronto uso |
Descarbonização | Remove manchas e marcas de queimado em peças de aço ou de inox. | Spotfree | Pronto uso |
Acabamento e proteção | Usado para proporcionar brilho e proteção nas partes plásticas. | Prot Brilho | Pronto uso |
5 Passos para fazer a Lavagem de Motor
1º Passo: lembra que eu te falei sobre identificar o tipo de sujidade que está no motor? Então, agora é o momento de você observar e decidir quais tipos de produtos vai precisar para remover toda a sujidade.
Sujidade Leve: são motores e componentes apenas empoeirados, neste caso, você não vai precisar esfregar muito e os produtos podem ter uma diluição maior.
Sujidade | Produto | Diluição | Tempo de ação |
Poeira e gordura | APC Pluri Prot Multi 200 | 1:50 1:50 | 3 minutos |
Partes elétricas | Limpa contato elétrico | Pronto uso | Instantânea |
Sujidade Média: são sujidades como óleos, gorduras e graxas. Com produto um pouco mais concentrado e maior esfregação você vai conseguir remover essa sujidade sem problema.
Sujidade | Produto | Diluição | Tempo de ação |
Poeira e gordura | APC Pluri Prot Multi 200 | 1:20 1:30 | 3 minutos |
Graxa e Óleo | APC Pluri Solupan | 1:10 1:30 | 3 minutos |
Partes elétricas | Limpa contato elétrico | Pronto uso | Instantânea |
Sujidade Incrustada: graxa, óleo, ferrugem e peças carbonizadas incrustadas a um bom tempo no motor. Nessa situação, você vai precisar colocar mais produto no momento da diluição e deixar agir por mais tempo nas peças.
Sujidade | Produto | Diluição | Tempo de ação |
Poeira e gordura | APC Pluri Prot Multi 200 | 1:10 1:30 | Até 5 minutos |
Graxa e Óleos | APC Pluri Solupan | 1:5 1:10 | Até 5 minutos |
Carbonizado | Spotfree | Pronto uso | Até 2 minutos |
Partes elétricas | Limpa contato elétrico | Pronto uso | Instantânea |
Ferrugem | Iron Tech | Pronto uso | Até 2 minutos |
Leia também: Como diluir produtos concentrados
2° Passo: comece a limpeza pelo capô, porque assim, você evita que a sujeira caia no motor. Pulverize o APC já diluído na parte de dentro do capô, este produto também pode ser usado na parte no forro.
Após o tempo de ação (3 minutos), esfregue com um pincel de detalhamento e neutralize o produto removendo a sujeira com pano microfibra úmido, repita o processo até que toda a lama e produto tenha saído. Finalize secando o capô com outro pano microfibra seco.
Já no forro, o processo de limpeza é o mesmo, apenas utilize uma escova de cerdas macias ao invés do pincel.
3° Passo: depois que você identificou o tipo de sujidade que está impregnada, chegou a hora de iniciar a limpeza. E como não vamos utilizar água no motor, não vai precisar remover os fios nem isolar nada.
– Comece aplicando o produto diluído de sua preferência na lataria, motor, filtro de ar, mangueira, etc… Mas tome cuidado com módulos como injeção eletrônica, ABS, alternador, bobina e outros componentes onde você identifica conexões de um chicote elétrico, não aplique nenhum produto nessas partes.
– Após o tempo de ação (de 3 a 5 minutos), faça uma boa esfregação com um pincel de detalhamento e neutralize o produto removendo a sujeira com pano microfibra úmido, repita o processo até que toda a lama e produto tenha saído. Finalize secando com outro pano microfibra seco.
Plástico e Borracha: em carros mais novos os motores possuem uma tampa protetora de plástico, fora as mangueiras de borrachas que todos os automóveis possuem. Em casos assim, recomendo utilizar apenas do APC, mas se for usar o Solupan utilize na diluição máxima de 1:50 e tenha em mente que o produto ácido pode ressecar e danificar plástico e borracha.
Motor: se o motor possuir uma tampa protetora, se possível, remova para fazer a lavagem.
Componentes elétricos: a limpeza das partes elétricas como bateria e fios, você vai utilizar um produto que remove toda a sujidade e ainda cria uma película antiestética capaz de repelir poeiras.
Aplique o Limpador de Contato em toda superfície elétrica como bateria e fios, faça a esfregação com um pincel de detalhamento e remova toda a sujeira com um pano microfibra seco. O limpador de Contato é auto-secante, ou seja, não é necessário neutraliza-lo após a limpeza.
Atenção: o produto Limpador de Contato que acabei de indicar não é inflamável, mas no mercado existe outro produto semelhante e da mesma marca inflamável. Tome cuidado.
4° Passo (opcional): em peças que contenham ferrugem ou marcas de queimados, você pode utilizar algum desses produtos:
Descontaminação: em componentes enferrujados utilize o Iron Tech, ele age como um desengripante removendo partículas ferrosas, oxidações e pó de ferro.
Aplique o Iron Tech nas partes enferrujadas e deixe agir por 5 minutos, se a peça realmente estiver contaminada o produto vai mudar para a cor rosa ou roxo. Faça a esfregação e remova a sujeira e neutralize o produto com um pano de microfibra úmido.
Descarbonização: em peças de aço e inox carbonizadas, utilize o Spotfree, este produto é capaz de remover manchas ou marcas queimadas.
Borrife o Spotfree direto no componente queimado e deixe o produto agir por alguns minutos, esfregue e remova a sujeira e produto com pano microfibra úmido.
5° Passo: o acabamento do motor será por conta do Prot Brilho, aplique o produto em toda parte plástica e espalhe com um pano de microfibra. Não é necessário remover ou neutralizar após a esfregação.
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