Pulverizadores saiba as principais diferenças entre eles

Quem trabalha com limpeza, higienização e impermeabilização de estofados e tecidos certamente utiliza algum modelo de pulverizador. E há uma infinidade de modelos e tamanhos para diversas finalidades e especificações.  Por isso, nesse artigo vamos abordar esse tema: Pulverizadores saiba as principais diferenças entre eles?

Só para ilustrar pulverizador é um equipamento que atua muito em áreas agrícolas no controle de pragas.

Mas os pulverizadores também vem sendo utilizados como ferramenta de aplicação de produtos para desinfecção e limpeza de ambientes.

Dessa maneira, sobretudo o uso de químicos para impermeabilização. E existem diversos tipos de pulverizador, costal, eletrostático, manual, com compressão prévia, com bateria, elétricos e muito mais.

Com a finalidade de multiuso eles possuem em uma de suas principais características a possibilidade de dosagem de aplicação, facilitando o trabalho e trazendo além de agilidade, economia.

Por exemplo, quem trabalha com aplicação de produtos químicos, seja para fazer lavagem, higienização e impermeabilização de tecidos, sofá, tapetes e carpetes em geral, o modelo mais indicado são os pulverizadores de pressão prévia.

O que é pressão prévia?

Antes de tudo pulverizador de compressão prévia é o pulverizador que possui tanque que retém pressão e através de bomba apropriada pressuriza o tanque com a calda evitando que o operador bombeie intermitentemente durante a aplicação. De tal forma que nesse caso antes da aplicação o operador injeta pressão no tanque.

Só para exemplificar o Pulverizador para Impermeabilizantes e químicos 1,25 Litros da Guarany e o Pulverizador Manual Berry 1,5 da Matabi são tipos de equipamentos onde se aplica movimentos manuais, o que gera uma pressão previa dentro do recipiente com produto. E quando aciona o gatilho espalha uma nevoa de produto.

Seja como for quando o profissional trabalha com pulverizado de pressão prévia sempre é preciso manter uma pressão máxima, principalmente quando for trabalhar com impermeabilizantes entre outros produtos químicos.

Isso acontece já que quando mantém essa pressão é cria-se uma nevoa de produto uniforme no tecido e só assim é possível fazer uma boa lavagem e higienização.

Maior capacidade

O Pulverizador de Alta Pressão 5 litros da Guarany é um tipo de equipamento que tem um ótimo custo benefício, mas não tem indicação para quem trabalha com higienização de estofado por exemplo, já que esse modelo não possui trava.

Como a pressão é dada na ponta do cabo ejetor quando começa sair o jato do produto não é mais possível parar mais, só quando acaba a pressão dentro do equipamento.

Agora imagina o profissional que está na casa de um cliente executando o serviço de higienização num sofá por exemplo, aplicando um detergente e com esse modelo só vai para de soltar produto quando acabar a pressão dentre dele, com toda certeza ocorrerá um excesso de aplicação de produto. Esse modelo é mais indicado por exemplo na agropecuário, jardinagem e atividade da linha de automotivo.

Outros dois modelos maiores são o Pulverizador de Compressão Prévia 6 litros da Guarany e o Pulverizador Berry 7 Matab, aparelhos grandes utilizados para impermeabilização e limpeza, como eles têm tanque com capacidade maior é possível fazer uma diluição maior de produto e não perder tempo com vários processos de diluição.

E o quando o impermeabilizante é a base de solvente?

Ainda no tema desse artigo: Pulverizadores saiba as principais diferenças entre eles. A recomendação para impermeabilizante a base de solvente é o Pulverizador em Inox Compressão Prévia de 10 litros da Guarany, mas a maneira que esse aparelho vem de fabrica não é recomendado o uso com impermeabilizante a base de solvente, apesar desse modelo ter o corpo em inox as partes de plástico interna e as mangueiras não são resistentes para solventes.

Neste caso o uso do Kit Oring Viton é o mais apropriado, são componentes para troca que vai preparar o Pulverizador de Inox Guarany para funcionar com uso de impermeabilizante à base solvente.

Embora seja uma solução teoricamente simples, uma boa modificação em uma assistência técnica envolve a troca de mais de 15 componentes do pulverizador.

Compacto e de fácil manuseio

O Pulverizador Para Impermeabilizantes IK HC da Matabi, conta com ponta tradicional e leque, funciona com pressão prévia.

Além disso esse modelo possui válvula de segurança e suporta muito mais a utilização de solventes do que outros pulverizadores de outros materiais como os fabricados em polipropileno.

Sem pressão prévia

O Pulverizador IK Multi TR1- Matabi e o Pulverizador Manual Multicolor 1000ml também da Matabi, são modelo tradicionais sem pressão, mas que também podem ter o uso na aplicação de produtos químicos e odorizadores por exemplo.

Esses dois modelos também dão aquela força na limpeza com praticidade e eficiência. São perfeitos para aplicar impermeabilizantes, químicos em geral, inseticidas, fungicidas e fertilizantes foliares na jardinagem. Pulverizadores extremamente práticos e eficientes, além de serem multiuso!

Saiba mais

O vídeo abaixo é um complemento desse artigo “Pulverizadores saiba as principais diferenças entre eles”. E se você quer saber mais detalhes sobre Pulverizadores, qual a diferença entre eles? Confira abaixo o vídeo que o Digão da Loja do Profissional produziu explicando em detalhe as diferenças entre esses equipamentos.

Acompanhe nossas redes sociais e então fique por dentro de todas as dicas.

Caso tenha alguma dúvida:

Envie em nosso canal que respondemos ou entre em contato com nossa equipe pelo nosso site: www.lojadoprofissional.com.br ou ligue: (11) 3863 7200.

Conheça nossos cursos gratuitos! Temos cursos de vários segmentos, confira nossa agenda.

Os cursos têm vagas limitadas e acontecem de maneira presencial no Centro de Treinamentos da Loja do Profissional na zona oeste de São Paulo.

Para participar dos cursos é necessário se inscrever através do link abaixo:

www.sympla.com.br (https://www.lojadoprofissional.com.br/cursos)

Após realizar o cadastro, os participantes recebem por e-mail a confirmação da inscrição.

Você certamente irá se interessar:

Pode misturar produtos no mesmo Pulverizador?

Testes: Pulverizador Para Solventes IK HC Matabi

Qual a Diferença entre Atomizador, Pulverizador e Nebulizador?

Bico Pulverizador tipo Leque

Kit para impermeabilização Guarany de inox