Limpeza de Coifa Legislação

Você já viu a importância da limpeza de coifa em uma cozinha e os perigos que corre caso não faça essa limpeza e manutenção, principalmente em cozinha industrial. Mas, essa limpeza não é somente importante e sim obrigatória pelo Centro de Vigilância Sanitária.

Existe uma CVS registrada (CVS 6/99) que determina alguns parâmetros e critérios que alguns estabelecimentos de alimentos devem adotar.

Conforme a CVS, segue alguns trechos referente a limpeza e conservação de Coifas:

“9.7 – Ventilação Deve garantir o conforto térmico, a renovação do ar e que o ambiente fique livre de fungos, gases, fumaça, gordura e condensação de vapores. A circulação de ar na cozinha, deve ser feita com o ar insuflado e controlado através de filtros ou através de exaustão com equipamentos devidamente dimensionados. A direção do fluxo de ar nas áreas de preparo dos alimentos deve ser direcionado da área limpa para a suja. Não devem ser utilizados ventiladores nem aparelhos de ar condicionado nas áreas de manipulação. O conforto térmico pode ser assegurado por aberturas de paredes que permitam a circulação natural do ar, com área equivalente a 1/10 da área do piso.”

“16.1 – Periodicidade de limpeza Diária: Pisos, rodapés e ralos; todas as áreas de lavagem e de produção; maçanetas; lavatórios (pias); sanitários; cadeiras e mesas (refeitório); monoblocos e recipientes de lixo;

  • Diário ou de acordo com o uso: – Equipamentos, utensílios, bancadas, superfícies de manipulação e saboneteiras, borrifadores.
  • Semanal: – Paredes, portas e janelas, prateleiras (armários), coifa, geladeiras, câmaras e “freezers”.
  • Quinzenal: – Estoque, estrados.
  • Mensal: – Luminárias, interruptores, tomadas e telas.
  • Semestral: – Reservatório de água.

Agora sabendo de toda a seriedade e a importância de uma limpeza da sua coifa, se ainda tem alguma dúvida de como fazer essa limpeza, clique aqui que explicaremos pra você!

Posts Relacionados

Você pode gostar...