Diferença entre Polimento e Cristalização
Como todo esse crescimento no mercado do ramo de limpeza e estética automotiva, quero desvendar algumas dúvidas que vem sido geradas com todos esses serviços que são oferecidos. A diferença entre polimento e cristalização e também alguns serviços similares.
Veja também: Como lavar carros no Lava-Rápido
Vou começar a falar sobre o enceramento, que muitas pessoas já conhecem e que é feito em muitos lava rápidos hoje e oferecido junto até mesmo com uma simples lavagem.
O enceramento é indicado para todos os tipos de veículos, é um procedimento mais simples e com menor custo diante os outros, e mesmo sendo mais simples, ele também é capaz de melhorar a aparência do veículo.
O enceramento é muito indicado também para veículos que estejam com pequenas manchas e riscos, o procedimento pode ser feito até mesmo em carros repintados, não há contra indicação. Para carros que ficam sob o sol por muito tempo, esse processo é ideal.
O que é polimento?
Agora, o polimento é um processo mais eficaz que o enceramento. Ele é indicado para carros que estejam com riscos e manchas mais difíceis de remover.
Como o polimento consiste em utilizar a massa abrasiva e a politriz, essas manchas e riscos são removidos com mais facilidade.
Além disso, o polimento não é indicado para se fazer com frequência, no máximo 4 vezes na vida útil do carro.
O que é cristalização?
Já a cristalização, também conhecida como espelhamento é um procedimento que está ganhando força e mais espaço no mercado. Ao contrário do polimento e do enceramento, a cristalização tem como objetivo diminuir pequenos danos causados na pintura. A cristalização realça o brilho da tinta e também melhora o aspecto da pintura num todo.
Além disso, também proporciona maior durabilidade ao verniz original do carro. Com isso, o veículo fica mais protegido a danos externos, também podendo ser combinado com o polimento.
O processo da cristalização nada mais é que a aplicação de uma resina que cria uma camada protetora para preservar a pintura original por muito mais tempo, mas esse procedimento é indicado para uma prevenção de futuros danos, caso o veículo já possua algum dano em sua pintura como riscos, a cristalização não irá adiantar muito.
Um outro tipo de procedimento similar aos outros é a vitrificação, é bem parecida com a cristalização, porém é feita com uma resina mais conhecida como “vidro líquido” com o objetivo de proteger a pintura do veículo. Porém, a vitrificação é mais resistente trazendo uma durabilidade maior.
Veja também: Vitrificação Automotiva
Lembrando meu amigo, que independente do procedimento escolhido, uma boa lavagem deve ser feita antes de mais nada. O que mais danifica a pintura é uma lavagem mal feita!