Como fazer limpeza CIP em cervejaria

Quer dizer que você estudou, escolheu os melhores ingredientes, fez toda preparação de fermentação e esperou dias para finalmente a sua cerveja sair com o gosto ruim?

Talvez você esteja pensando, será que eu errei no processo de preparação ou que os ingredientes não eram tão bons assim? Até pode ser isso, mas já parou para pensar que o problema pode estar nos equipamentos contaminados? Se você não faz uma limpeza e sanitização com frequência, bactérias podem se proliferar nos equipamentos alterando o cheiro e sabor da sua cerveja ou pior, causando vômito e diarreia para quem beber.

Para evitar que esse tipo de situação aconteça, você precisa fazer a lavagem e sanitização conhecida como CIP (Clean in Place), esse processo é utilizado principalmente em indústrias de bebidas para eliminar sujidades, resíduos e bactérias causadores de doenças.

O CIP é separado em três etapas, cada etapa tem como objetivo eliminar um tipo de sujidade sem a necessidade de desmontar e montar as peças. Todo o processo é feito através de canos que ligam diretamente aos recipientes.

Como fazer a limpeza cip em cervejaria

1° Etapa – Alcalino: Elimina sujeiras orgânicas como gordura e resíduos de alimentos.

PRODUTO: Caustic Cleaner.

DESCRIÇÃO: Desincrustante alcalino com baixa espumação, ideal para limpeza por sistema CIP. Indicado também na prevenção de incrustação de minerais nas superfícies.

PH: Alcalino.

DILUIÇÃO: 1:100.

CIRCULAÇÃO: 20 minutos.

TEMPERATURA: 70°.

A primeira etapa é para remover todas as sujidades de gorduras e resíduos de alimentos, então faça um enxague apenas com água para tirar o excesso dos tanques e tubulações. Agora, com o produto Caustic Cleaner diluído, faça circular na tubulação por 20 minutos numa temperatura de 70°, depois enxague novamente para remover toda a gordura e produto. 

Veja também: Aprenda a fazer diluição de produtos concentrados

2° Etapa – Acido: Elimina resíduos de sais minerais derivados da cerveja.

PRODUTO: UH Acid Cleaner.

DESCRIÇÃO: Desincrustante ácido concentrado à base de ácido fosfórico e ácido sulfúrico. Elimina resíduos de sais minerais, derivados do leite, cerveja e sucos.

PH: Ácido.

DILUIÇÃO: 1:100.

CIRCULAÇÃO: 20 minutos.

TEMPERATURA: 70°.

Agora você vai remover todos os minerais derivados da cerveja como o fósforo, magnésio e etc. Com o produto UH Acid Cleaner diluído, faça circular na tubulação por 20 minutos numa temperatura de 70°, depois enxague novamente para remover os minerais e o produto.

3° Etapa – Sanitização: Desinfeta tanques e tubulações eliminando e impedindo a proliferação das bactérias.

PRODUTO: Peraceticfood da Spartan

DESCRIÇÃO: Desinfetante à base de ácido peracético, indicado para desinfecção de tanques, tubulações e utensílios de cozinha.

PH: Ácido.

DILUIÇÃO: 1:1000.

CIRCULAÇÃO: 10 minutos.

TEMPERATURA: Ambiente.

A terceira etapa é extremamente importante para evitar contaminação.  Nesse caso, você vai utilizar o produto Peraceticfood diluído para sanitização e eliminar 99,999% das bactérias que alteram o cheiro e o gosto da cerveja, o produto deve circular por 10 minutos com temperatura ambiente por toda tubulação e tanque e depois é só finalizar com enxague.

IMPORTANTE: Não pode deixar nenhum resquício do produto nos tanques e tubulações, se necessário faça o enxague mais de uma vez, assim evita a contaminação da bebida.

PRODUTO: ADPRO Pac 200 Pó Desinfetante Peracético – 300g – ITW

ADPRO Pac 200 Pó Desinfetante Peracético da ITW é um desinfetante hiper concentrado, em pó, solúvel em água e com pH alcalino. Possui como princípio ativo ácido peracético. Possui eficácia bactericida comprovada em 99,9% dos casos, contra Salmonella choleraesuis, Escherichia coli e Staphylococcus aureus.

PH Concentrado – NBR 7353: 11,0

Indicação: É Indicado para desinfecção de superfícies em geral, em tubulações da indústria de alimentos e cervejeira, na sanitização de hortifrutícolas e manipulação de alimentos.

Deve ser utilizado em até 24 horas, após diluído e conforme a recomendação abaixo:
– Desinfecção/Sanitização: 2g para 1litro de água – 200ppm – – Sanitização de hortifrutícolas / Processo: Imersão

Sanitização de garrafas de cerveja

Se você é daquelas pessoas que amam produzir as próprias cervejas, sabe muito bem da importância das garrafas de vidros e como elas devem estar sempre limpas e sanitizadas para não contaminar a bebida. Por isso, separamos um ótimo produto para esse tipo de limpeza:

PRODUTO: Caustic Cleaner.

DESCRIÇÃO: Desincrustante alcalino com baixa espumação, ideal para limpeza por sistema CIP. Indicado também na prevenir incrustação de minerais nas superfícies.

PH: Alcalino.

DILUIÇÃO: 1:100.

TEMPO DE AÇÃO: 10 minutos.

TEMPERATURA: Ambiente.

PRODUTO: Peraceticfood.

DESCRIÇÃO: Desinfetante à base de ácido peracético, indicado para desinfecção de tanques, tubulações e utensílios de cozinha.

PH: Ácido.

DILUIÇÃO: 1:1000.

TEMPO DE AÇÃO: 10 minutos.

TEMPERATURA: Ambiente.

PRODUTO: Escova Baqueta Italimpia

DESCRIÇÃO: Escova reta projetada para tubos e válvulas. É fabricado com fio de aço inoxidável galvanizado e seu cabo é feito de polipropileno.

Para sanitizar garrafa de vidro primeiro faça o enxague normalmente para remover qualquer resquício da bebida e esfregue com a Escova Baqueta Italimpia. Agora com o Caustic Cleaner diluído banhe e encha a garrafa com o produto, aguarde por 10 minutos para o produto fazer efeito, esfregue novamente e em seguida enxague. O processo do sanitizante Peraceticfood é igual do Caustic Cleaner, basta adicionar o produto dentro da garrafa, aguarde 10 minutos para fazer a esfregação e enxague.

IMPORTANTE:  Não pode deixar nenhum resquício do produto, se necessário faça o enxague mais de uma vez, assim evita a contaminação da bebida.

Sempre use equipamentos de proteção como luvas, aventais, toucas e máscaras.

Produtos para limpeza e sanitização de utensílios de cozinha

Seguindo na mesma linha das garrafas, utensílios de cozinha como colheres e panelas também tem contato direto com alimentos e se eles não estiverem bem limpos e sanitizados vai acontecer à contaminação. Utilize os produtos a seguir para lavar e sanitizar:

DM-500: Detergente desengordurante levemente alcalino com alta espumação, ideal para limpeza de metais como colheres, panelas e utensílios em gerais.

PERACETICFOOD: Desinfetante à base de ácido peracético, indicado para desinfecção de tanques, tubulações e utensílios de cozinha.

A loja do profissional possui todos os tipos de produtos para te auxiliar na limpeza de cervejarias, se você sentiu falta de alguma coisa no conteúdo entre em contato com a gente através do número (11) 3863 7200 ou por e-mail thiagao@lojadoprofissional.com.br

Posts Relacionados

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *