Como avaliar e prevenir danos em sofás e estofados
Como em qualquer outro negócio, deve sempre avaliar todo o trabalho antes de executar, não é mesmo? Mas infelizmente têm muitos profissionais de lavagem que ignoram essa etapa por achar desnecessário, e vou te falar, muitas às vezes o resultado é um desastre.
Isso acontece porque os profissionais não seguem a orientação do fabricante e não fazem uma avaliação bem detalhada do estofado. Para que você não cometa esse mesmo erro, avalie bem todo o trabalho antes de você sair lavando o estofado do seu cliente, isso até pode parecer perda de tempo, mas caso ocorra qualquer problema o prejuízo será seu.
COMO AVALIAR SOFÁS E ESTOFADOS
Primeira coisa que você deve fazer é verificar e registrar se o estofado contém corantes sintéticos, goma, impermeabilizantes, manchas e odores. Também é importante observar quaisquer danos como cortes, rasgos, furos, queimaduras e descascamentos.
Recomendo que você faça uma lista de controle e anote tudo, se possível tire fotos com o próprio celular para documentar. Todo esse trabalho ajuda na identificação dos melhores produtos a ser utilizados e evita possíveis problemas com os clientes e prejuízos.
E para te ajudar nessa avaliação, desenvolvemos uma lista de controle que você poderá fazer o download no final do texto:
Descrição da lista de controle:
1° Coluna:
- Análise ou Tipo de Manchas: Quais danos, produtos e/ou manchas que o estofado pode ter.
- Produtos: Qual produto você utilizou no processo de lavagem e/ou impermeabilização.
2° Coluna:
- Situação: Se o estofado tem ou não algum tipo de mancha, danos e/ou produto aplicado sobre ele.
- Quantidade: Quantidade de manchas e danos que contém no estofado.
- Quantidade/Diluição: A quantidade de produto utilizado.
3° e 4° Coluna:
- Posição: O local que está as manchas e os danos.
- Observação: Se tem algo a mais a registrar.
Corante sintético: alguns sofás contêm corante sintético de baixa qualidade em seu tecido, o maior problema é quando ao iniciar o processo de lavagem a tinta começa escorrer manchando o estofado. Para evitar casos assim, faça um teste com uma flanela branca e esfregue no tecido, alerte imediatamente o cliente se houver manchas de tinta no pano e não aplique nenhum produto.
Detalhe e acabamento: para evitar danos nos detalhes e acabamento do sofá, recomendamos encobrir com papel film strech e fitas adesivas. Cuidado para não deixar resquício de cola.
Lavagem: estofados mal lavados têm chances maiores de desenvolver manchas como mofos, bolores e oxidação. Identificar o tempo da última lavagem junto ao cliente, ajuda a determinar se é possível a retirada da sujidade.
- Veja também: Como lavar e higienizar sofás e estofados
Manchas: Analisar o tipo de mancha e o tempo que ela está ali possibilita a identificação do produto ideal para aplicação.
- Veja Também: Como remover manchas de sofás
Goma: Geralmente sofás novos contém uma goma protetora que aumenta a vida útil dos tecidos. Em caso de impermeabilização é necessário lavar o estofado antes de aplicar o produto, caso contrário, manchas e bolinhas brancas surgiram.
Gostou dessa lista de controle? O mais legal é que você pode personalizar do jeito que quiser, e para ter ela, basta deixar o seu e-mail aqui e clicar em download.
E tem mais, deixe seu comentário aqui embaixo sobre o que achou desse conteúdo, se sentiu falta de alguma coisa ou se tem dúvida. Assim vamos criando um grupo de profissionais que se ajudam.
Alertas e Precauções:
Combinação/Mistura de Produtos: Nunca faça mistura de produtos dentro do pulverizador, isso pode gerar reações químicas e até mesmo manchar tecidos. Muito comum misturar neutralizantes com produtos ativos, o resultado é o aumento na dificuldade da remoção do produto no estofado.
Garantia: Qualquer garantia sobre o serviço é de responsabilidade do prestador de serviço, para isso tenha em mãos todos os produtos necessários e faça todos os testes antes de começar o processo. A garantia só é fornecida pelos fabricantes por problemas no produto.
Parabéns a toda equipe Thiagão..
Ótimas dicas, estou muito satisfeito com os resultados dos meus atendimentos.
Att;
Muito obrigado Giovanni!
Se você tiver alguma dúvida ou sugestão é só chamar.
Abraço.
Gratidão à toda equipe pelos conteúdos, profissionalismo, visão coletiva e tudo o mais que disponibilizam para o desenvolvimento de todos nós outros.
Futuramente, após possuir alguma habilitação através dos cursos e dicas de vocês, adquirirei os produtos.
Desde Já desejo que, também, Deus pague a todos da equipe, seus familiares e todos os seus, estas possibilidades que nos disponibilizam.
Novamente, Gratidão.
Sempre ótimas dicas para implementar no diaa dia do trabalho
Muito obrigado Luciano.
Se você tiver alguma dúvida ou sugestão é só chamar.
Abraço.
Parabéns pelo conteúdo mim ajudando muito.
Boa noite! Essa a avaliação pra saber se tem corante sintético, tem que umidecer a flanela com algum tipo de produto ou a seco ?
Muito obrigado pelo convite para fazer parte da equipe , dedicarei o meu máximo para aprender com todos vocês, um grande abraço…
Bom dia!
Com relação a mistura do produto,fiquei na dúvida,pois,temos orientação técnica para misturar Alvfeesh e xtraction.Faço dentro do pulverizador.
Fala Wesley, tudo bom?
A gente recomenda que você não faça a mistura dentro do pulverizador, pois os produtos vão gerar reações químicas e pode acontecer de perder a sua força de limpeza no momento da lavagem. Seja precavido, utilize pulverizares separados.
Mais algum dúvida?
Equipe,bom dia!
Qual diluicao do solvfresh para remover impermeabilização em um sofá.Posso aquecer a água caso seja indicada na diluição do solvfresh?
Boa tarde! Tenho uma dúvida!
Caso o sofa do cliente solte tinta a orientação é não aplicar nenhum produto? o serviço nao deve ser feito?
Arayan, tudo bem?
Isso mesmo, quando solta a tinta do estofado, o ideal é não lavar, pois você pode danificar a coloração do tecido.
Abraço
Bom dia,
Obrigado por disponibilizar essas dicas.
Muito obrigado Paulo.
Se você tiver alguma dúvida ou sugestão é só chamar.
Abraço.
Nos casos de estofados que vêm com a goma para aumentar a vida útil, a remoção dela é feita com uma lavagem com a extratora da forma convencional ou há algum produto específico para a remoção da mesma?
Obrigado
Erico, tenho um post no blog falando sobre a goma, dá uma lida:
https://blog.lojadoprofissional.com.br/o-que-e-a-goma-nos-estofados/
Abraço.
Conteúdo ótimo empresa sem igual atendimento rápido.
Explicam bem
Muito obrigado Kátia.
Se você tiver alguma dúvida ou sugestão é só chamar.
Abraço.
Parabéns por este conteúdo e todos que estão vindo sobre o Covid 19. Todos de muita valia.
Obrigado Thiagão,pelas dicas estou absorvendo o máximo de todas as suas informações. Moro em uma cidade pequena que não tem este tipo de serviços. Comprei uma extratora da IPC A135
Olá bom dia! Primeiro lugar agradeço a Deus por vcs serem tão dedicados ao que fazem. E a vcs meus parabéns e agradecimento pelo nobre e rico conteúdo! Já me trouxe GRANDES conhecimentos para eu pode ir adiante. Grato msm.
Ótimas dicas e instruções. Conteúdo bem explicado. Não tem como errar.valeu
Dicas excelentes, muito importante para que possamos fazer um bom trabalho.
Vlw obrigado