Proteção de tecido com Spartagard

Olá pessoal! Hoje vou falar de um produto que é show de bola, um dos mais vendidos aqui na Loja do Profissional e também um dos que mais surgem dúvidas no ato da compra. Vou falar do Spartagard da Spartan –  Protetor de tecidos.

Spartagard é um protetor de tecidos a base de siloxanos que retarda a penetração de líquidos em tecidos, é à base de água, por isso, muitos cuidados deverão ser observados na sua aplicação, pois implicará no resultado final.

Veja também: Como impermeabilizar sofas e estofados

Você sabe como ocorre o processo de impermeabilização? 

protetor de tecido spartagard

O tecido é formado por pequenas tramas de fios horizontais e verticais e no cruzamento das tramas ficam vãos (furos) é através destes furos que o líquido ultrapassa. O impermeabilizante tem a função de criar uma película no fio e preencher os vãos da trama, formando uma barreira impeditiva de líquidos. O Spartagard é à base de água diferente de outros produtos encontrados no mercado a base de solvente o que facilita aplicação. Não produz cheiro, não é inflamável, não danifica, não mancha o tecido e não perde a maleabilidade.    

Por ser a base de água existem cuidados que devem ser observados no momento da aplicação:

– Os tecidos devem estar limpos e ter cor firme (Alguns tecidos podem manchar até com água, faça um teste prévio em local pouco visível antes de lavar ou aplicar o produto).

– O tecido a receber a aplicação deve estar 100% seco, caso contrário o Spartagard se dissolverá nessa água e perderá sua eficácia.

-O ambiente deve ser um local seco e arejado, um ambiente úmido impede que a secagem não ocorra adequadamente e permite que após a impermeabilização surjam manchas e bolhas no tecido, pois essa umidade emergirá e não sairá devido o produto impedir.

– O tempo de cura do produto é de 12 a 24 horas em dias secos, em dias úmidos o prazo dobra para 48hs.

– O intervalo entre as aplicações também devem ser respeitadas, pois reaplicando o produto em cima de uma superfície úmida não existirá a segunda camada de proteção. O intervalo entre as aplicações são de 40 minutos à 1hora em dias secos e em dias úmidos de 1 à 2 horas.

– É muito importante saber se o tecido possui resíduos, principalmente alcalinos, pois resultarão em manchas.

– O excesso de produto também poderá provocar manchas no tecido.

– O tecido poderá mudar de cor com a aplicação do produto, recomendamos um teste em local pouco visível.

– Não utilize em tecidos de seda ou qualquer tipo de tecidos com tramas muito abertas.

Spartagard é um produto químico e reage com outras substâncias, por isso é recomendado que a higienização seja feita por completo, eliminando resíduos químicos no momento da lavagem – isso inclui superfícies novas –  aguardando a secagem completa para evaporação total de líquidos.

Aconselhamos também que se cubra superfícies ao redor, pois caso haja resíduos, poderá haver reação e gerar manchas. Muitas dúvidas surgem quanto a aplicação, vamos esclarecer algumas:

– Qual a durabilidade do procedimento?

Se o objeto for muito utilizado sugerimos reaplicá-lo em 6 meses, caso contrário 8 meses.

– Que tipo de tecido o Spartagard pode ser aplicado?

Tecidos em geral, exceto plástico, couro, courino, borracha e madeira.

IMPORTANTE: Não aplicar em seda ou tecidos de trama muito aberta, algodão cru (por exemplo) o tempo de penetração do produto pode  variar conforme abertura da trama.  

– Como calcular o rendimento?

Não é possível calcular o rendimento, pois depende do tipo tecido, do tamanho do objeto e de quantas aplicações serão necessárias.

– O Spartagard é diluível?

Não, é um produto para ser utilizado puro, diluí-lo para obter maior rendimento só o fará perder a eficácia.

– Como aplicar?

O objeto tem que estar limpo e extremamente seco (inclusive tecido novo), com uma pistola pulverizadora aplicar o Spartagard no sentido horizontal em toda a superfície, aguardar o tempo de secagem e reaplicar no sentido vertical de toda superfície. Aguardar o tempo de cura total. Sugerimos efetuar um teste com água num pequeno espaço para verificar se o objeto foi protegido. Caso não tenha ocorrido efetuar uma nova aplicação e aguardar novamente o tempo de cura.

– Como eliminar líquido do objeto depois da aplicação?

Sugerimos retirar imediatamente o líquido com papel absorvente sem esfregar ou apertar, apenas deixar que o papel absorva o líquido.

– Como deve ser feita a manutenção diária?

Aspire o objeto e utilize um limpador neutro com pano, limpe levemente sem esfregar. Indicamos o Clean by peroxy e o Contempo V ambos da Spartan.

– Posso utilizar em ambientes com animais e crianças?

Sim, diferente de produtos a base de solvente, o  Spartagard não produz cheiro, não causa alergia.

Caso ainda tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo cotacao@lojadoprofissional.com.br ou então com o pessoal do televendas pelo (11) 3863 7200, será um prazer atendê-lo. Até a próxima pessoal!         

Posts Relacionados

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *