Ícone do site Blog da Loja do Profissional

Higienização Interna Automotiva

A higienização interna detalhada é mais uma etapa do processo de embelezamento automotivo, fundamental para que você possa encantar o seu cliente.

Essa limpeza consiste em quatro processos com diferentes resultando uma higienização profunda, livre de bactérias e germes causados principalmente por sujeiras no ar condicionado e outras partes do carro. Outro benefício dessa limpeza é a restauração, hidratação e o realçamento dos plásticos, borrachas e couros.

1° Processo: Limpeza de Banco Automotivo

Para que você consiga fazer uma lavagem e higienização dos bancos, vai precisar de alguns equipamentos e produtos específicos para esse tipo de limpeza:

 Produto e Equipamento Descrição Produtos usados Diluição
Extratora Além de remover partículas sólidas como migalhas e poeiras, a extratora possui um gatilho que jorra a água e aspira o líquido ao mesmo tempo, removendo toda a sujidade do tecido. Extratoras  
Pulverizador Espalhar o produto em forma de gotículas minúsculas, fazendo com que você economize produto. Pulverizador Guarany
Pano Microfibra Usado para remover produto em excesso, dar lustro e acabamento final na pintura sem danificar as superfícies. Pano de microfibra  
Escova de cerdas macias  Utilize escovas de cerdas macias para aumentar a eficiência na remoção de manchas, evitando danos aos estofados .Escova de cerdas macias 
Flotador Removedor de sujeiras em tecidos sem a necessidade de enxágue.Flotador EasyTech
Magic Flot
1:40
1:10  
Desinfetante sem cloro Utilizado para higienizar e remover manchas impregnadas nos tecidos. Alto desempenho de limpeza, desinfecção e controle de odores. Clean By Peroxy 1:40
Neutralizador de odor Neutralizadores de odores especialmente desenvolvidos para proporcionar um ambiente livre de odores desagradáveis como tabaco, mofo e urina.   Herbal   1:50

Atenção: nunca utilize aspirador de pó para sugar líquido.

1°: Remova os bancos para ficar mais fácil a higienização interna do veículo.  Com a extratora comece fazendo uma boa aspiração nos bancos removendo todas as migalhas e sujeiras. Repita o processo pelo menos três vezes.

Com uma boa aspiração você consegue remover até 60% da sujidade.

2°: Faça a diluição do Flotador da sua preferência num pulverizador e com água morna, repita à diluição com o desinfetante num segundo pulverizador.

Observação: Não utilize APC para lavar o banco do carro, é necessário que seja um produto de baixa espumação.

Leitura quase obrigatória: Como fazer diluição de produtos concentrados

A lavagem do banco será feito em partes, por exemplo, aplique o flotador (já diluído) no assento do passageiro e em seguida aplique o desinfetante (também diluído) no mesmo local que você aplicou o detergente, aguarde 5 minutos para que os produtos façam efeitos.

3°: Comece esfregando com uma escova de cerdas macias no sentido que a fibra percorre o banco (normalmente de cima para baixo), não faça no sentido contrário e não use força para não danificar o tecido. Remova o excesso da sujeira e produto com um pano microfibra.

4°: Acione o gatilho da extratora para jorrar água e lavar o tecido, ao mesmo tempo, ligue o aspirador de água para sugar toda a sujidade que permanece e penetrou no estofado. A extração deve ser feita mais de três vezes e criteriosamente para que não permaneça nenhum resido líquido que possa acarretar fungos e odores.

5° (opcional): Em caso de cheiro ruim por conta da umidade ou outras sujidades, finalize aplicando o neutralizador de odores no banco e deixe o banco secar naturalmente.

Como limpar banco de couro

Produto e Equipamento Descrição Produtos usados Diluição
Pano Microfibra Usado para remover produto em excesso, dar lustro e acabamento na pintura sem danificar as superfícies. Pano de microfibra
Esponja de Limpeza Auxiliador para remoção de sujeira sem agredir a superfície. Esponja de Limpeza
Limpador e hidratante de couro Limpador e hidratante, com alto poder de remoção de graxa, oleosidade, fuligem e sujeira pesada sem agredir a superfície. AP Dry Cleaner
Prot-Couro
Revitalizador de Couro
Pronto uso 

No caso de banco de couro, você só vai utilizar os produtos necessários, pano microfibra e/ou esponja, nada de esfregação com escovas e muito menos lavar o banco com água.

A limpeza é bem simples, aplique o produto da sua preferência e faça a esfregação com uma esponja ou pano microfibra. Em bancos claros é bem provável encontrar encardidos, mas não precisa se preocupar, estes produtos conseguem remover essas manchas, só que pode levar um pouco mais de tempo.

Finalize removendo todo produto e secando o banco com outro pano microfibra seco.

 Se você deseja se especializar na limpeza de estofados, temos um curso exclusivo para limpeza e higienização de estofados:

2° Processo: Limpeza do Forro e Carpete

Enquanto os bancos estão secando, faça a limpeza e higienização completa do carpete e forro.  Segue alguns produtos e equipamentos que você vai precisar:

Produto e Equipamento Descrição Produtos usados Diluição
Pano Microfibra Usado para remover produto em excesso, dar lustro e acabamento na pintura sem danificar as superfícies. Pano de microfibra  
Extratora (apenas aspiração) Além de remover partículas sólidas como migalhas e poeiras, a extratora possui um gatilho que jorra a água e aspira o líquido ao mesmo tempo, removendo toda a sujidade do tecido.   Extratoras —   
Escova cerdas macias Utilize escovas de cerdas macias para aumentar a eficiência na remoção de manchas, evitando danos aos estofados . Escova de cerdas macias   —   
Flotador Removedor de sujeitas em tecidos sem a necessidade de enxágue. Flotador EasyTech
Magic Flot
1:40
1:10   

Forro:

1°: Comece fazendo uma escovação manual no sentido único em que o forro percorre o teto. Em seguida, aplique o flotador diluído no pulverizador e aguarde 3 minutos para o produto fazer efeito.

2°: Em movimentos únicos, faça a esfregação no sentido que o forro percorre o teto. Em caso de forro muito encardido, talvez você precise repetir o processo de aplicação e esfregação por mais vezes.

3°: Remova a sujeira e produto com um pano de microfibra úmido e finalize com um outro pano seco.

Atenção: Evite utilizar equipamentos como extratoras e escova rotativa no forro, pois o mesmo é fino e pode descolar do teto e até mesmo rasgar.

Carpete:

1°: Para facilitar, faça a limpeza do carpete em partes.  Comece fazendo uma aspiração bem detalhada com a extratora (apenas na função de aspirar), utilize a escova para abrir as fibras facilitando a sucção.

2°: Aplique o Flotador diluído no pulverizador e faça a esfregação com a escova. Remova o excesso de produto e sujeira com um pano de microfibra seco.

Obervação: no caso do carpete, você pode utilizar a extratora para fazer a lavagem.

Aproveite que você está limpando o carpete, também limpe os pedais do carro.

3°: Finalize fazendo novamente a aspiração das sujeiras que emergiram após a esfregação.

Não se esqueça de fazer este mesmo processo de limpeza no porta-malas.

3° Processo: Limpeza do Painel e Portas

Neste processo, você vai limpar todo o painel que normalmente são de plásticos e borrachas com um APC.  A finalização vai ser por conta de um revitalizador que é capaz de recuperar até mesmo plásticos esbranquiçados e couros rachados.

Observação: O processo de limpeza do painel é o mesmo das portas, então basta repetir o processo, ok?

Produto e Equipamento Descrição Produtos usados Diluição
Pano Microfibra Usado para remover produto em excesso, dar lustro e acabamento na pintura sem danificar as superfícies. Pano de microfibra —   
APC Limpador multifuncional destinado à remoção de sujeiras pesadas.   APC Pluri
Prot Multi 200
1:20
1:10
Pincel de detalhamento Ideal para remoção de pó de áreas difíceis e para a limpeza de rodas, grades e emblemas. Pincel para detalhamento
 
Limpador e hidratante de couro Limpadora e hidratante, com alto poder de remoção de graxa, oleosidade, fuligem e sujeira pesada sem agredir a superfície. AP Dry Cleaner
Prot-Couro
Revitalizador de Couro  
Dess Easytech
Pronto uso
Pulverizador Espalhar o produto em forma de gotículas minúsculas, fazendo com que você economize produto. Pulverizador Guarany    

1°: Comece removendo as sujeiras que está no painel com APC diluído no pulverizador, haverá casos em que você encontrará silicone impregnado no painel, mas não se preocupe, o APC vai remover.

2°: A esfregação será feita com o pincel de detalhamento capaz de remover sujeiras de cantos. Após esfregar, remova todo o produto e sujeira com o pano microfibra seco.

No caso de painéis digitais, botões, câmbio, volante, saída de ar, saída de som e porta-luva aplique o APC num pano microfibra e faça a limpeza dos componentes. Utilize o pincel de detalhamento para remover poeiras dos cantos.

3°: Para revitalizar e hidratar o painel, aplique o limpador e hidratante de sua preferência e esfregue com o pano microfibra.

4° Processo: Limpeza do Ar Condicionado

Para fazer a limpeza e higienização do sistema de ar condicionado e ventilação, você vai precisar apenas de um produto:

Produto e Equipamento Descrição Produtos usados Diluição
Limpeza do ar   Limpador do sistema de ar condicionado e ventilaçãoSteriphene Spartan   Pronto uso

Com o sistema de ar condicionado desligado e com as janelas abertas, aplique o produto através de cada saída de ar.  Cada descarga deve durar aproximadamente 10 segundos em cada saída.

Você só vai poder religar novamente o ar condicionado após 4 horas.

Curtiu o conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Então comenta aqui embaixo ou mande um e-mail para thiagao@lojadoprofissional.com.br que a gente te responde.

Sair da versão mobile