Conhecendo o mercado para montar um lava-rápido
Montar um lava-rápido pode parecer muito complicado pela quantidade de coisas que deve se pensar antes de abrir: materiais, equipamentos, produtos, serviços a oferecer, entre muitas outras coisas que devemos pensar antes de inaugurar o espaço.
Neste passo, eu irei mostrar pra você pontos importantes que devem ser pensados, estudados, e coletado informações para poder ajudar
O primeiro passo para montar um negócio de sucesso é conhecer o mercado e conseguir identificar todos os fatores para que consiga trabalhar em cima disso.
E o por que é tão importante conhecer o mercado? Porque só assim você vai saber quem são seus concorrentes, como trabalham e ai que você pode identificar algumas oportunidades e diferenciais que podem oferecer para se destacar entre todos que atuam no mesmo segmento.
E como pode ser feito isso por você mesmo? Simples, vou te dar algumas dicas que você mesmo pode analisar e tirar suas conclusões:
- Conhecer a vizinhança onde irá montar o seu lava-rápido: É importante conhecer as pessoas ao redor e conversar com elas, isso mesmo, com a comunicação você consegue saber as necessidades e o que eles mais buscam em um estabelecimento como o seu, entender o seu possível cliente é super importante nesta etapa de “investigação”. Além disso, conversar com o público também é uma maneira que pode identificar quem são seus concorrentes e os serviços que eles costumam adquirir e o que levam ao estabelecimento em si.
Você pode de repente ter um roteiro para acompanhar com perguntas básicas, que dentro de uma conversa é possível ir perguntando e obter as respostas que precisam, ou até mesmo montar uma pesquisa para que as pessoas respondam.
OBSERVAÇÃO: Lembrando que muitas pessoas não gostam de responder pesquisas.
As questões que pode aplicar podem ser como por exemplo:
- Qual frequência você faz a lavagem do veículo?
- Quando vai ao lava-rápido, o que faz você ficar? Por exemplo: serviço, atendimento, comodidade, aparência do local, custo, etc.
- Se houvesse serviços complementares além da lavagem do veículo, você provavelmente já faria tudo no mesmo lugar?
- O custo na região aproximado dos serviços básicos?
- O que acha que falta quando leva o carro pra lavar?
Com essas questões básicas e outras que você pode incluir, você consegue adquirir informações muito importantes dos seus possíveis clientes.
- Como os concorrentes trabalham: Fazer uma visita em lava-rápidos das imediações é importante também, ir ao local, observar como é feito o trabalho, atendimento, o tipo de serviço que eles oferecem, os preços, as ferramentas que eles utilizam, isso tudo pode te ajudar muito. Além disso, é bacana tentar um contato com o pessoal do lava-rápido como quem não quer nada e saber do andamento do estabelecimento na região.
- Uma coisa bem bacana que você pode fazer é conversar com empresários do ramo fora da região que irá atuar. Mas como fazer isso? Hoje com a internet, redes sociais você consegue pesquisar e encontrar e-mails, telefones e endereços onde pode buscar contato também pra trocar informações. Veja um exemplo:
Em apenas alguns cliques, você consegue alguns contatos que podem lhe ajudar muito!
- Faça uma análise dos fatores internos (o seu lava-rápido) e externas (os concorrentes): E como fazer isso?
Você deve pensar e analisar, com todas as informações adquiridas até agora, que você identificou de bom na região que pode ser uma oportunidade?
Exemplo: “As pessoas gostariam de lava-rápido com serviços complementares como lavagem e impermeabilização”; ou “A região tem um grande fluxo de passagem de carros e caminhões pois tem uma loja de peças e postos de gasolina por perto podendo dar mais visibilidade e visita ao seu lava-rápido”; ou “Na região falta lava-rápidos onde as pessoas confiem em lavar seus carros”. Enfim, são “N” coisas que você pode saber com esses passos acima, e isso ajuda muito na hora de pôr em prática os seus serviços.
- Usar a internet: Este é um passo muito importante, pois com essa ferramenta você consegue obter informações em pouco tempo. É possível pesquisar sobre os concorrentes, comparar preços, ler sobre o assunto.
Além disso, a rede social também é excelente forma de colher informação, pois nem sempre as pequenas empresas investem sua verba com atualização de site, e então as redes sociais se tornam mais fáceis e mais rentáveis e também é possível conseguir resultados e gerar engajamentos.
- Você pode ter um perfil no Facebook por exemplo, onde consegue adicionar pessoas e alimentar a página com fotos, textos, promoções tudo dentro de sua página e isso vai gerar visibilidade.
Esta etapa consiste em captar o máximo de informações necessárias onde irá refletir sobre todo o processo de abertura do seu próprio negócio!
Obrigado pelas informações sobre nossos trabalho final desse mês já vai fazer 7 anos de trabalhos e correrias mais graças a deus cada vez estamos subindo de nível obrigado também pelas dicas
Agradecemos seu acompanhamento em nosso blog Domingos!
E ficamos felizes em saber que estamos podendo agregar informações através de nossos conteúdos.
Obrigado.
Equipe Loja do Profissional
estou querendo começar um lava carros na minha cidade e gostaria de mais informaçoes sobre produtos, valores formas de pagamento ,ferramentas etc…. .Obrigado Jair RS
Jair,
Nós temos uma grande variedade de produtos para esse ramo.
Para lhe facilitar, vou te mandar um link para que consiga visualizar melhor alguns produtos e preços:
https://www.lojadoprofissional.com.br/cdn/arquivos/produtos-para-lava-rapido-loja-do-profissional.pdf
Caso precise, entre em contato com nossa equipe através do chat on-line diretamente no site.
Estamos a disposição.