Montar um lava-rápido pode parecer muito complicado pela quantidade de coisas que deve se pensar antes de abrir: materiais, equipamentos, produtos, serviços a oferecer, entre muitas outras coisas que devemos pensar antes de inaugurar o espaço.
Neste passo, eu irei mostrar pra você pontos importantes que devem ser pensados, estudados, e coletado informações para poder ajudar
O primeiro passo para montar um negócio de sucesso é conhecer o mercado e conseguir identificar todos os fatores para que consiga trabalhar em cima disso.
E o por que é tão importante conhecer o mercado? Porque só assim você vai saber quem são seus concorrentes, como trabalham e ai que você pode identificar algumas oportunidades e diferenciais que podem oferecer para se destacar entre todos que atuam no mesmo segmento.
E como pode ser feito isso por você mesmo? Simples, vou te dar algumas dicas que você mesmo pode analisar e tirar suas conclusões:
- Conhecer a vizinhança onde irá montar o seu lava-rápido: É importante conhecer as pessoas ao redor e conversar com elas, isso mesmo, com a comunicação você consegue saber as necessidades e o que eles mais buscam em um estabelecimento como o seu, entender o seu possível cliente é super importante nesta etapa de “investigação”. Além disso, conversar com o público também é uma maneira que pode identificar quem são seus concorrentes e os serviços que eles costumam adquirir e o que levam ao estabelecimento em si.
Você pode de repente ter um roteiro para acompanhar com perguntas básicas, que dentro de uma conversa é possível ir perguntando e obter as respostas que precisam, ou até mesmo montar uma pesquisa para que as pessoas respondam.
OBSERVAÇÃO: Lembrando que muitas pessoas não gostam de responder pesquisas.
As questões que pode aplicar podem ser como por exemplo:
- Qual frequência você faz a lavagem do veículo?
- Quando vai ao lava-rápido, o que faz você ficar? Por exemplo: serviço, atendimento, comodidade, aparência do local, custo, etc.
- Se houvesse serviços complementares além da lavagem do veículo, você provavelmente já faria tudo no mesmo lugar?
- O custo na região aproximado dos serviços básicos?
- O que acha que falta quando leva o carro pra lavar?
Com essas questões básicas e outras que você pode incluir, você consegue adquirir informações muito importantes dos seus possíveis clientes.
- Como os concorrentes trabalham: Fazer uma visita em lava-rápidos das imediações é importante também, ir ao local, observar como é feito o trabalho, atendimento, o tipo de serviço que eles oferecem, os preços, as ferramentas que eles utilizam, isso tudo pode te ajudar muito. Além disso, é bacana tentar um contato com o pessoal do lava-rápido como quem não quer nada e saber do andamento do estabelecimento na região.
- Uma coisa bem bacana que você pode fazer é conversar com empresários do ramo fora da região que irá atuar. Mas como fazer isso? Hoje com a internet, redes sociais você consegue pesquisar e encontrar e-mails, telefones e endereços onde pode buscar contato também pra trocar informações. Veja um exemplo:
Em apenas alguns cliques, você consegue alguns contatos que podem lhe ajudar muito!
- Faça uma análise dos fatores internos (o seu lava-rápido) e externas (os concorrentes): E como fazer isso?
Você deve pensar e analisar, com todas as informações adquiridas até agora, que você identificou de bom na região que pode ser uma oportunidade?
Exemplo: “As pessoas gostariam de lava-rápido com serviços complementares como lavagem e impermeabilização”; ou “A região tem um grande fluxo de passagem de carros e caminhões pois tem uma loja de peças e postos de gasolina por perto podendo dar mais visibilidade e visita ao seu lava-rápido”; ou “Na região falta lava-rápidos onde as pessoas confiem em lavar seus carros”. Enfim, são “N” coisas que você pode saber com esses passos acima, e isso ajuda muito na hora de pôr em prática os seus serviços.
- Usar a internet: Este é um passo muito importante, pois com essa ferramenta você consegue obter informações em pouco tempo. É possível pesquisar sobre os concorrentes, comparar preços, ler sobre o assunto.
Além disso, a rede social também é excelente forma de colher informação, pois nem sempre as pequenas empresas investem sua verba com atualização de site, e então as redes sociais se tornam mais fáceis e mais rentáveis e também é possível conseguir resultados e gerar engajamentos.
- Você pode ter um perfil no Facebook por exemplo, onde consegue adicionar pessoas e alimentar a página com fotos, textos, promoções tudo dentro de sua página e isso vai gerar visibilidade.
Esta etapa consiste em captar o máximo de informações necessárias onde irá refletir sobre todo o processo de abertura do seu próprio negócio!