Antes de você fazer qualquer tipo de tratamento de embelezamento do veículo é fundamental que faça uma lavagem bem detalhada para avaliar a pintura.
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Esta avaliação serve para encontrar imperfeições e até mesmo danos que ao iniciar qualquer tratamento pode danificar ainda mais a superfície do carro. Após a avaliação é possível decidir qual o melhor procedimento de reparo a ser adotado para cada nível de dano.
Camadas de Pintura
Inicialmente, você precisa saber como funciona as camadas de pintura com base de verniz, já que a maioria dos carros no mercado usam esse tipo de proteção.
Prime: é a base da preparação da superfície antes de receber a camada de tinta. Além disso, o prime possui componentes químicos que facilitam a aplicação da tinta e aumentam a proteção de anticorrosão da lataria.
Tinta: utilizado apenas para dar a cor ao veículo.
Verniz: a última camada e a principal proteção da pintura, é nela que ocorrem a maioria dos riscos, manchas e contaminação. Não é só isso, sem o verniz a tinta fica mais sensível e propensa a descolar.
O verniz é totalmente transparente e serve para dar um ótimo acabamento na pintura, dando brilho e proteção.
Na prática, as camadas de pintura ficam assim:
Observe que na imagem o verniz não está linear ou liso, fiz isso propositalmente, já que o verniz possui uma superfície porosa. Isso quer dizer que ele tem pequenos buracos imperceptíveis ao olho nu que facilita a acumulação de sujeiras e contaminações.
Como avaliar a pintura
Primeiro, observe bem cada detalhe do carro, veja se tem riscos, manchas, calcinações (queimaduras), oxidações e pequenos amassados. Nessa observação é extremamente importante que você consiga diferenciar se o dano é superficial ou profundo.
Contaminações ferrosas: em superfícies com contaminações ferrosas são mais agravantes, já que esse tipo de impureza causa danos principalmente no verniz e na pintura das rodas, com o tempo elas oxidam a área onde estão inseridas e começam a causar corrosões.
Corrosão: faz com que a vida útil do verniz diminua perdendo seu brilho e a capacidade de proteção.
Como falei anteriormente, o verniz possui poros imperceptíveis ao olho nu e é exatamente nesses poros que as contaminações se alojam deixando a pintura áspera ao toque. E mesmo que você lave o carro não vai conseguir remove-la.
E como saber se a pintura do carro está com contaminado?
Passe a sua mão sobre a pintura do carro, se realmente estiver contaminado você vai sentir como se tivesse alguns “grãos de areias” na superfície e é exatamente essa aspereza que indica que a pintura está contaminada.
Dica: para aumentar a sua sensibilidade, coloque a sua mão dentro de um saquinho transparente (saquinho de mercado) e passe sobre a pintura.
Contaminação por piche: sabemos que no processo de capear ou recapear o asfalto é utilizado piche, com o tempo os piches descolam e acabam grudando nos poros dos carros que transitam pela via.
Não é difícil identificar pinturas contaminadas por piche, basta olhar principalmente os para-choques e nas partes laterais inferiores do carro. Esse piche pode ser em pequenos ou grandes pontos e riscos pretos que na maioria das vezes não saem com lavagem convencional.
Mas afinal, por que fazer a descontaminação?
Por simples razão, em condições normais (carros não contaminados) a luz penetra na camada do verniz e reflete na tinta. Mas, quando há contaminação o carro perde esse brilho e o reflexo diminui.
E não é só isso, carros contaminados ficam com a lataria, rodas e até mesmo vidros ásperos aumentando o acumulo de sujeiras, corrosões e oxidações.
Procedimentos para cada tipo de contaminação:
Lavagem Externa: como falei no início do texto, independente do processo a ser feito você vai precisar fazer uma lavagem no carro.
Proteção de superfícies: No caso de polimento ou lixamento, você vai ter que proteger as partes do veículo com fita crepe e capa impermeabilizantes. Esta proteção deve ser nos vidros, partes emborrachadas, saídas de ar e paletas.
Lixamento manual e com hookit: em caso de riscos, manchas e corrosões profundas, a única forma de conseguir restaurar a lataria é com lixamento manual e/ou hookit.
Polimento com a politriz: utilizado principalmente em caso de risco e manchas superficialmente no verniz.
Cristalização e espelhamento: proteção e embelezamento final da pintura podem ser usados em todo tipo de superfície. Mas atenção, não aplicar cristalização ou espelhamento em carros pintados há menos de 30 dias.
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